A presença de água contaminada nas cisternas de condomínios deixou moradores apavorados neste fim de semana, no bairro de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, Região Metropolitana do Rio. Segundo relatos, a água chegou embebedada de óleo e com espumas.

Até o momento, o principal prédio que sofreu com a contaminação foi o chamado Condomínio Barão de Icaraí, localizado na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, n° 409. Além dele, outros condomínios próximos à Orla da Praia de Icaraí relataram o mesmo problema.

De acordo com as denúncias, o caso começou no último sábado (14), quando os residentes do condomínio identificaram a grave contaminação, que teria sido notada por um dos porteiros, gerando um esvaziamento que durou cerca de 3 horas.


Denúncias graves

Uma das moradoras do Condomínio Barão de Icaraí, Keyla Fogaça, relatou sobre o susto que passou por conta da água contaminada. Keyla contou que chegou a passar mal durante a semana, sem saber o motivo até então, quando passou a desconfiar de intoxicação pelo consumo da água, após ser descoberto que não estava própria para o uso.

“Eu passei mal, tive dor de barriga. Coletamos o material para levar a um laboratório”, afirmou a popular.

Em vídeo, registrado por moradores do prédio, é possível ver a qualidade da água completamente comprometida.

Os residentes do condomínio também informaram que a síndica do prédio comunicou a todos sobre a gravidade da situação em que a edificação se encontrava. Em nota, a responsável afirma que a Águas de Niterói foi acionada de imediato, e que caminhões pipas seriam fornecidos pela concessionária, para abastecer as casas de forma provisória.


Problemas na Zona Sul de Niterói

De acordo com a síndica, e denúncias de outros moradores, este não foi o único condomínio do bairro de Icaraí a receber água contaminada nas cisternas, outros prédios vizinhos também teriam sido prejudicados neste fim de semana.

Em vídeo similar, é possível ver a cisterna de um prédio na Avenida Almirante Ary Parreira, n°65, também próximo à orla, com a água consumida pelo óleo e outras impurezas. Confira:

Procurada, a Águas de Niterói informou que está realizando vistorias para verificar a qualidade da água no bairro. A concessionária declarou que segue todos os parâmetros de qualidade distribuída em toda Niterói, e que o recente caso foi entendido como prioridade desde o primeiro momento, disponibilizando, desde o sábado (14), abastecimento por caminhão-pipa para os locais prejudicados.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *