Segundo o Corpo de Bombeiros, um vazamento de gás causou a explosão que destruiu parcialmente um prédio residencial de oito andares na cidade portuária iraniana de Bandar Abbas neste sábado (31). Uma pessoa morreu e 14 ficaram feridas, segundo agências de notícias do país.
“Esta (a fuga de gás) é a avaliação preliminar. Meus colegas darão mais detalhes nas próximas horas”, disse Mohammad Amin Liaqat, chefe do corpo de bombeiros, em um vídeo publicado pela agência de notícias semioficial iraniana Mehr.
De acordo com informações preliminares, dois andares do edifício foram destruídos, além de danos a lojas e veículos nas proximidades. Equipes de resgate e bombeiros foram mobilizadas para atender vítimas e avaliar os danos estruturais.
Leia também: Sem acordo com o Irã, Trump avalia ataque e eleva temor no Oriente Médio
Bandar Abbas está localizada no Estreito de Hormuz, rota estratégica por onde passa uma parcela significativa do petróleo transportado globalmente, o que confere relevância econômica e militar ao local.
A agência semi-oficial Tasnim negou rumores disseminados nas redes sociais de que um comandante naval da Guarda Revolucionária teria sido alvo da explosão, classificando essas informações como falsas.
Tensões entre Irã e EUA
O episódio ocorre em meio ao aumento das tensões entre Irã e Estados Unidos. O cenário inclui protestos internos recentes e discussões sobre possíveis respostas militares americanas.
Leia também: Brasil movimentou valor bilionário em comércio com Irã em 2025
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou recentemente que forças militares estavam sendo deslocadas em direção ao Irã, enquanto fontes indicaram avaliação de opções de ação direcionada.
Também neste sábado, autoridades militares iranianas afirmaram que o país mantém suas forças em estado de alerta máximo diante de movimentações militares americanas no Golfo.
Explosão de gás em Ahvaz
Em outro incidente, quatro pessoas morreram após uma explosão de gás na cidade de Ahvaz, perto da fronteira com o Iraque, segundo o jornal estatal Tehran Times.
À Reuters, dois funcionários israelenses afirmaram que Israel não esteve envolvido nas explosões de sábado, que ocorreram em meio a tensões crescentes entre Teerã e Washington.
(Com informações da AFP e Reuters)
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
