Um funcionário da construtora Pontal, contratada pela Vale em Brumadinho, morreu em um acidente de trabalho nesse sábado (17/1). Segundo a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), o acidente ocorreu na área atingida pela catástrofe de 2019.
A Vale e a construtora não esclareceram publicamente a dinâmica do acidente ou o local exato onde ele ocorreu. Em nota divulgada em suas redes sociais, a Pontal prestou solidariedade à família da vítima, Tahirone Nogueira dos Santos. Ela afirmou, ainda, que o trabalhador operava em conformidade com as normas de segurança.
“O colaborador possuía todos os cursos e certificações exigidos para o exercício de sua função e utilizava integralmente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no momento do ocorrido. Desde então, a empresa vem fornecendo todas as informações às autoridades competentes, contribuindo para o esclarecimento dos fatos com transparência e responsabilidade”, diz trecho da nota. A empresa disse, ainda, que não divulgará detalhes adicionais em respeito à família e devido aos processos de apuração do caso. Procurada pela reportagem, a Vale também lamentou o óbito e afirmou que a investigação das causas do acidente estão em curso.
A Avabrum sublinhou que a área atingida pelo rompimento continua a ser um território de risco e de busca de vítimas. “Toda morte relacionada a esse contexto deve ser tratada com máxima seriedade, transparência e responsabilidade”, enfatizou, em nota
Homenagem a vítimas em Brumadinho
O rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão completa sete anos no próximo domingo (25/1). Sob o lema “sete anos de impunidade”, a Avabrum promove uma série de eventos em Brumadinho ao longo da semana. Neste domingo (18/1), uma corrida partiu do memorial às vítimas.
