Imagine o seguinte cenário: o date vai jantar lá a casa, aliciado com a promessa de uma refeição de chef, mas na hora da verdade, não faz a mais pequena ideia do que pode ou deve cozinhar. Antes de se resignar a um desastre anunciado, vale a pena pensar que, nestes casos, a simplicidade é sempre a melhor solução.

E não há nada mais simples (e fiável) do que esta receita que se tornou viral no último ano e que promete conquistar o outro pelo estômago. A origem desta maravilha está na secção de receitas do “The New York Times”, que como a maioria, criou a sua própria versão. Mas foi no TikTok que o prato explodiu, com vídeos de utilizadores a garantirem facilidade e muito, muito sabor.

Tem tudo o que um prato de conforto precisa: molho cremoso, frango bem dourado, um toque de parmesão e aquele sabor adocicado dos tomates secos. A receita é simples, versátil e adapta-se ao que tiver no frigorífico. Serve-se com pão estaladiço, massa, arroz ou até polenta. E, como todas as boas receitas, pode ser feita numa só frigideira. Melhor é impossível.






Do que precisa

– 3 peitos de frango grandes (cerca de 1 quilo no total) ou 6 bifes finos
– Sal grosso e pimenta-preta moída na hora
– 30 gramas de farinha sem fermento
– 45 ml de azeite virgem extra (mais, se necessário)
– 45 gramas de manteiga sem sal
– 3 dentes de alho picados
– 15 gramas de polpa de tomate concentrada
– 1/2 colher de chá de orégãos secos
– Malagueta em flocos (opcional, a gosto)
– 240 ml de caldo de galinha com baixo teor de sal
– 120 a 180 ml de natas para bater
– 40 gramas de queijo Parmesão ralado
– 50 gramas de tomate seco em tiras (em óleo, escorrido)
– Folhas de manjericão fresco, para servir

Como se faz

Se estiver a usar peitos de frango inteiros, corte-os ao meio no sentido longitudinal, começando pela parte mais grossa, até obter seis bifes. Tempere generosamente com sal e pimenta dos dois lados. Espalhe a farinha num prato largo e passe os bifes por ela, sacudindo o excesso. Reserve-os num tabuleiro ou prato grande, sem os sobrepor.

Aqueça o azeite numa frigideira larga, em lume médio-alto. Quando estiver quente, reduza o lume para médio e junte a manteiga. Assim que derreter, coloque os bifes e cozinhe até estarem dourados de um lado (cerca de cinco minutos). Vire-os e cozinhe mais quatro a cinco minutos. Faça isto em duas vezes, se for necessário, e vá juntando mais azeite entre as fornadas. Retire o frango para um prato.

Baixe o lume, junte o alho e mexa durante um a dois minutos, só até libertar o aroma. Adicione a polpa de tomate e cozinhe mais dois minutos, até ganhar cor. Misture os orégãos e os flocos de malagueta. Aumente o lume para médio, junte o caldo de galinha e deixe ferver, mexendo com uma espátula para soltar os sabores agarrados ao fundo da frigideira. Reduza para metade (leva cerca de 5 minutos).

Junte 120 ml de natas e mexa até o molho começar a engrossar, durante dois a três minutos. Se quiser mais cremoso, adicione mais natas. Acrescente o Parmesão e os tomates secos, e envolva bem. Prove e ajuste o sal, se necessário.

Volte a colocar o frango na frigideira, regue com o molho e deixe aquecer durante três a quatro minutos. Fora do lume, salpique com folhas de manjericão fresco e leve à mesa.

Carregue na galeria para conhecer 5 receitas de pratos principais e petiscos que pode fazer na Air Fryer.







By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *