• Anvisa determinou o recolhimento de lotes de fórmulas infantis da Nestlé (Nestogeno, Nan Supreme Pro, etc.) devido à contaminação pela toxina cereulide.
  • A contaminação foi identificada em outros países (Turquia, Argentina, China e Europa), levando a alertas de saúde globais.
  • A Nestlé iniciou o recolhimento voluntário e orienta consumidores a suspender o uso dos lotes afetados e buscar reembolso.

Nesta quarta-feira (7/1), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma medida (Resolução 32/2026) que determina a proibição da comercialização de lotes de fórmulas infantis da Nestlé contaminados por uma toxina bacteriana.

Leia também: Estudo brasileiro encontra traços de agrotóxicos proibidos em fórmulas infantis – Revista Fórum

Segundo a agência, lotes de fórmulas das linhas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino estão contaminados por cereulide, toxina produzida por uma bactéria (Bacillus cereus) que pode causar efeitos adversos, como vômito persistente, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e de raciocínio e incapacidade de reagir ou expressar emoções.

O Brasil é o terceiro maior mercado mundial da Nestlé, multinacional suíça do ramo alimentício que anunciou investimentos de até R$ 7 bilhões na expansão de seus negócios no Brasil pelos próximos dois anos.

Leia também: R$ 7 bilhões e 5 mil empregos: o novo investimento de uma gigante do setor alimentício em São Paulo – Revista Fórum

Os lotes contaminados identificados pela agência brasileira apresentaram problemas em outros países consumidores, como Turquia, Argentina, China e países da Europa.

A marca já iniciou o recolhimento voluntário das fórmulas, e pelo menos 37 países fizeram notificações de saúde para alertar a população acerca dos riscos de contaminação.

A Anvisa divulgou um painel com os lotes avaliados a serem recolhidos e recomendou que, em caso de ingestão, é preciso acompanhar os sintomas e buscar atendimento médico. “Ao procurar atendimento, é importante informar o alimento que foi consumido, se possível com uma amostra da embalagem, caso tenha disponível”, informa a agência reguladora.

“Os consumidores que tenham produtos dos lotes especificados devem suspender imediatamente seu uso e entrar em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso por meio dos canais [email protected] ou 0800 761 2500, de segunda à domingo, 24 horas por dia”, disse, em nota, a Nestlé.

“Em caso de dúvidas quanto à saúde ou nutrição da sua criança, a Nestlé orienta consultar o seu pediatra ou profissional de saúde.”

Para mais informações acerca de trocas e devoluções de produtos, recomenda-se contatar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Nestlé Brasil, que pode ser encontrado nas embalagens dos produtos. Além disso, é importante verificar os números do lote de fórmulas da marca já adquiridas a fim de se certificar do descarte caso façam parte dos lotes contaminados.

Confira, abaixo, os lotes a serem recolhidos, conforme divulgados pela Anvisa:

Captura de tela 2026 01 08 133346Captura de tela 2026 01 08 133346

Captura de tela 2026 01 08 133412Captura de tela 2026 01 08 133412


By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *