Da redação

Moradores de diferentes bairros de Artur Nogueira têm usado as redes sociais para reclamar da situação da água que está sendo distribuída pelo Serviço de Água e Esgoto (Saean). Muitos relatam que a água que chega às suas residências apresenta cheiro forte e uma coloração que chama a atenção. Em muitos casos, moradores questionam se essa água está apta para o consumo humano ou para os afazeres domésticos.

Em nota, o Saean esclareceu que, apesar da coloração e do cheiro, a água não representa riscos à saúde. Veja a nota abaixo.

O Saean Ambiental esclarece que as alterações pontuais na cor e no odor da água percebidas por alguns moradores não indicam contaminação e não oferecem riscos à saúde da população. A água distribuída no município segue dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pelos órgãos de controle e fiscalização“.

As reclamações tiveram início ainda na véspera do Ano-Novo e se intensificaram ao longo das festas de fim de ano.

Em uma rede social, o presidente da Câmara, Henrique Teles (MDB), informou que diante da situação, foi procurado por moradores e entrou em contato com o Saean que lhe enviou o seguinte texto.

“Boa tarde Nobre Vereador,

O período de chuvas é muito importante para recuperar os mananciais que abastecem Artur Nogueira.

Hoje, a principal fonte de captação é a Represa Cotrins.

Com as chuvas mais intensas, a água da represa se movimenta naturalmente, trazendo camadas mais profundas para a superfície. Isso pode causar alterações temporárias na cor, no sabor ou no cheiro da água.

Mesmo assim, a água passa por todas as etapas de tratamento e continua dentro dos padrões de qualidade e segurança definidos pelos órgãos de controle.

As equipes do SAEAN Ambiental acompanham a situação diariamente e fazem os ajustes necessários para que a água volte às suas características normais o mais rápido possível”.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *