Ar-condicionado: como reduzir gasto de energia sem abrir mão do conforto; dica inclui saber configurar temperatura© Bruno Peres/Agência Brasil

“Se um quarto de 15 metros quadrados necessita de um aparelho com potência elétrica de aproximadamente 1.000 W e o ar condicionado permanecer ligado durante 8 horas de sono, ele consumirá 1.000 W x 8 horas, totalizando 8 kWh/dia e 240 kWh/mês”, explicou Delbone.

“Ele chega a superar o valor de consumo do chuveiro elétrico, um dos aparelhos que mais consome energia em casa. Somente o ar-condicionado vai passar o gasto da residência inteira”, apontou Delbone.

Então como se atualizar sem estourar uma conta de luz? Algumas dicas de uso do aparelho podem ajudar a diminuir o consumo energético. Confira abaixo.

❌ Evite desligar e ligar o ar condicionado em períodos curtos de utilização. Ele gasta mais energia inicializando e resfriando o ambiente fazer isso mantendo a temperatura de um quarto já refrigerado.

⚠️ Deixe como portas e janelas do ambiente sempre fechadas quando o ar condicionado estiver ligado.

☀️ Evite que o motor do aparelho fique em contato direto com sol. Isso pode aumentar o calor que ele vai precisar remover para atingir a temperatura interna desejada.

♨️ Ajuste a temperatura para em torno de 23°C a 25°Cuma faixa ideal para a saúde humana. As temperaturas mais baixas farão com que o aparelho trabalhe mais, consumindo mais energia sem necessidade.

🌬️ Evite colocar toalha ou objetos na frente do ar para evitar que o fluxo de vento atinja diretamente o corpo da pessoa.

🕓 Use o temporizador para desligar o aparelho automaticamente, principalmente à noite, evitando funcionamento desnecessário.

🔌 Utilize os modos de economia de energia, se disponível no aparelho.

Prefira aparelhos do tipo inverterpois consome menos energia. Nos aparelhos tradicionais, o compressor funciona em um ciclo de “liga-desliga”, aumentando o gasto de energia. Já com a tecnologia inverter, o sistema funciona de maneira totalmente contínua, sem que ele desligue.

A seguir, veja opções de aparelhos de ar condicionado inverter, com preços de R$ 2.100 a R$ 3.000, consultados nas principais lojas on-line, em fevereiro. G1

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *