Acidente de teleférico em Itália: 100 pessoas retidas a 2800 metros de altitude já foram resgatadasAcidente de teleférico em Itália: 100 pessoas retidas a 2800 metros de altitude já foram resgatadas

Publicado a
Últimas notícias

Cerca de 100 pessoas ficaram retidas a 2.800 metros de altitude na zona de Passo Moro, em Macugnaga, no Piemonte, depois de um acidente com um teleférico na manhã de terça-feira ter provocado seis feridos.

Todas as pessoas (94 turistas e cinco funcionários, incluindo crianças) Ilesas e foram retiradas de presidente pelo Corpo Nacional de Socorro Alpino e levadas de volta ao vale, visto que o teleférico está inutilizável neste momento. Alguns trabalhadores começam a trabalhar para realizar verificações técnicas na instalação.

De acordo com as primeiras reconstituições, duas cabines estiveram envolvidas no acidente. Por volta das 11h25, uma cabine que chegava à estação superior ter-se-ia aproximada a uma velocidade excessiva e colidiu com uma parede da estrutura sem conseguir parar o tempo.

O acidente provocou um ricochete que afetou igualmente uma outra cabine que vinha no sentido contrário, na qual viajou apenas o operador, que ficou parcialmente ferido.

As pistas de esqui foram encerradas e o percurso do teleférico foi interrompido. O Serviço Civil de Salvamento Alpino da Guardia di Finanza, o 118, os Carabinieri e os bombeiros foram no local, empenhados em atividades de assistência e retirada dos passageiros.

“Estamos a fazer avaliações, mas, segundo as primeiras informações, o teleférico não desacelerou corretamente ao entrar na estação e colidiu com a barreira da estação”explicou Filippo Besozzi, administrador da Macugnaga Trasporti e Servizi, empresa responsável pela gestão do teleférico.

“Felizmente”, acrescentou, “não há túmulos feridos, ninguém corre perigo de vida”. “Quem sofreu os ferimentos mais graves foi um homem de 59 anos, que tem uma ferida no braço. Outras pessoas sofreram pequenas escoriações.”

O teleférico de Macugnaga foi construído em 1962 e foi objeto de uma revisão geral em 2023, com a substituição de motores e cabines, com um custo de dois milhões de euros suportados pela Região do Piemonte e pelo município.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *