Lava sobre neve. Foi esse o cenário com que se depararam os moradores e turistas que esquiavam pelo sopé do Monte Etna, na região da Sicília, em Itália, quando o vulcão voltou a entrar em erupção e começou a dar origem a fortes explosões, em contraste com o manto branco que cobre a montanha.

Um dos vulcões mais ativos da Europa e do mundo começou a expelir fumo logo a seguir ao Natal, a 26 de dezembro, mas com “várias horas de calma”, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália (INGV). Só este sábado, 27 é que a erupção regressou com mais força.

Segundo as atualizações mais recentes, há um rio de lava, com cerca de dois quilómetros, em direção ao Vale do Bove. Quanto à lava, estará a ser lançada a cerca de 300 quilómetros por cima do topo do vulcão, caindo sobre a encosta.






Desde que começou o fenómeno, têm sido vários os visitantes a captar e partilhar imagens do momento em que se criou um contraste marcante das cinzas com o gelo que cobre o Etna nesta altura do ano. Algumas pessoas ainda esquiam nas encostas do monte.

Apesar de ser o vulcão mais ativo da Europa, as suas erupções costumam ser relativamente seguras. Neste caso, dado que ocorre durante o inverno, as autoridades italianas afirmam que o fenómeno não representa qualquer perigo para as populações que habitam nas proximidades da montanha.

Com mais de 3.400 metros de altura, O Monte Etna possui a mais longa história documentada de erupções, com registos de atividades que remontam a 425 a.C. Ao longo dos séculos, a montanha expeliu lava e cinzas inúmeras vezes, alterando a sua paisagem e influenciando a vida das comunidades locais.

Carregue na galeria para ver algumas das fotografias que foram partilhadas.









Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *