Um estudo da Universidade da Califórnia, Berkeley, revelou que alguns produtos menstruais “contêm metais pesados tóxicos, como chumbo e arsénico”.

Por esse motivo, produtos como tampões e pensos são frequentemente associados a graves problemas de saúde — incluindo “danos no sistema cardiovascular, nervoso, endócrino, reprodutivo e metabólico“.

Este estudo da Universidade de Berkeley sustenta que essa contaminação é “particularmente preocupante, uma vez que a contaminação proveniente de metais pesados ocorre por exposição à pele e ao tecido vaginal, tendo este um maior potencial de absorção química”.

Alternativa eficaz, sustentável e com menos riscos

Como alternativa, estes especialistas apresentam o copo menstrual — considerado o produto mais seguro e higiénico, dado que é feito de silicone medicinal e não absorve a humidade natural.

Segundo o Grupo Lusíadas Saúde, o copo menstrual é uma “pequena taça feita de um material antialérgico que coleta o fluxo menstrual dentro da vagina”.

A par disso, este método “preserva o pH vaginal, inibe o crescimento bacteriano, prevenindo odores e reduzindo, portanto, o risco de infecções“, acrescentam os investigadores.

Em termos de impacto ambiental, usar o copo menstrual também pode representar uma transição importante para o planeta, visto que este objeto, quando bem higienizado, pode ser reutilizado por dez anos. O que representa um “impacto ambiental muito inferior quando comparado com pensos e tampões, que podem levar entre 100 e 400 anos a decompor-se“, descrevem os especialistas.

A melhor opção depende sempre do corpo e estilo de vida, mas para quem procura segurança, praticidade e amealhar algum dinheiro, esta é a opção mais recomendada.

Como usar o copo menstrual

A ginecologista Daniela Sobral menciona ao Grupo Lusíadas Saúde que “basta inserir o copo menstrual no canal vaginal, tal como os tampões”. Quando este estiver bem colocado, a mulher não o sente. 

No entanto, se sentir dificuldades é recomendado usar um lubrificante à base de água.

“Uma vez dentro da vagina, o copo menstrual retoma a sua forma original, ajustando-se e formando vácuo, para impedir qualquer vazamento”, esclarece a médica.

Para retirá-lo é só puxar a pega ou apertar a base para quebrar o vácuo, acrescenta a ginecologista.

Como limpar os copos reutilizáveis

Deve utilizar-se água fria corrente, tanto de manhã como à noite.

A especialista refere que se a água estiver quente, “pode tornar o material demasiado maleável, dificultando a sua abertura dentro da vagina”.

Contudo, no final de cada menstruação, é recomendada a imersão do copo de três a cinco minutos, em água a ferver – “é fundamental que esteja totalmente coberto para ficar bem esterilizado. No fim, depois de bem seco para evitar fungos, deve ser guardado dentro da respetiva caixa até ao mês seguinte”.

Ginecologista alerta para riscos de usar pensos diários todos os dias

Pode ter algumas vantagens, mas a verdade é que o uso recorrente de pensos diários pode também afetar a saúde vaginal. Uma ginecologista alerta para os riscos e o que pode fazer para os minimizar.

Adriano Guerreiro | 08:05 – 27/11/2025

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *