A passagem de fortes ventos e chuvas no fim da tarde deste sábado, 27, trouxe prejuízos à rede elétrica do município e, pelo menos, 3,2 mil imóveis estão sem energia em Laguna.
Segundo o painel informativo das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a área mais afetada é a região entre Portinho e Esperança, com mais de 2 mil imóveis sem energia. Houve quedas de postes, explosões em fios e rompimento de cabos provocados por árvores que caíram.
Equipes da estatal atual em regime de plantão para resolver o problema. Também há registro de falta de energia em Barbacena, barranceira, Bentos e Praia do Gi.
Em nota divulgada no começo desta noite, a prefeitura de Laguna informou que a Defesa Civil considera que a cidade foi atingida por um fenômeno conhecido como microexplosão. “A microexplosão teve duração aproximada de cinco minutos e ocorreu de forma pontual, atingindo algumas localidades específicas da cidade, enquanto outras regiões não sofreram impactos. O fenômeno acontece quando uma forte corrente de ar desce rapidamente da nuvem, atingindo o solo e se espalhando em várias direções, provocando danos significativos no ponto de impacto”, descreve o órgão.
