Potentes explosões foram ouvidas em Kiev, a capital da Ucrânia, na madrugada deste sábado (27, data local), constatou uma jornalista da AFP, e as autoridades advertiram que a cidade estava sob ameaça de um ataque com mísseis.

“Explosões na capital. As forças de defesa aérea estão em operação. Permaneçam em locais seguros!”, informou no Telegram o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko.

A Força Aérea da Ucrânia também anunciou um alerta aéreo para todo o país na primeira hora deste sábado.

Leia mais:

Drones ucranianos atingem infraestrutura energética e elevam tensão com Moscou

Encontro

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deve se reunir neste domingo (28), na Flórida, com o presidente dos EUA, Donald Trump. O encontro visa discutir a sensível questão dos territórios ocupados, dentro do esforço diplomático para encerrar a guerra com a Rússia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deve se reunir neste domingo (28), na Flórida, com o presidente dos EUA, Donald Trump. O encontro visa discutir a sensível questão dos territórios ocupados, dentro do esforço diplomático para encerrar a guerra com a Rússia.

A reunião ocorre poucos dias após Zelensky revelar detalhes de uma nova versão do plano americano para o fim do conflito, que foi reformulado após consultas com Kiev.

O documento propõe o congelamento da atual linha de frente, mas não oferece uma solução imediata para as reivindicações territoriais da Rússia, que hoje ocupa mais de 19% da Ucrânia. Zelensky já havia manifestado o desejo de tratar deste tema pessoalmente com Trump.

Pressão

Na quarta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, alertou que Moscou buscará expandir seus ganhos na Ucrânia se Kiev e seus aliados ocidentais rejeitarem as exigências do Kremlin nas negociações de paz.

Falando em uma reunião anual com altos oficiais militares, Putin disse que Moscou preferiria alcançar seus objetivos e “eliminar as causas raízes do conflito” por meios diplomáticos, mas acrescentou que “se o lado oposto e seus patronos estrangeiros se recusarem a engajar em um diálogo substantivo, a Rússia alcançará a libertação de suas terras históricas por meios militares”.

Putin estava se referindo ao território ucraniano apreendido pela Rússia, ação amplamente condenada no Ocidente como uma violação da soberania da Ucrânia e um ato de agressão não provocado.

O líder da Rússia afirmou que “o exército russo tomou e está firmemente segurando a iniciativa estratégica ao longo de toda a linha de frente” e alertou que Moscou se moverá para expandir uma “zona de segurança de buffer” ao longo da fronteira.

“Nossas tropas são diferentes agora, estão endurecidas pela batalha e não há outro exército assim no mundo agora”, disse ele.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Cauê Rigamonti



Siga o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC no

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *