Rodízio no abastecimento segue em Chapecó devido à redução de vazão causada por manchas de óleo
A presença de manchas de óleo no Lajeado São José, principal manancial de abastecimento de Chapecó, foi identificada após uma denúncia registrada na terça-feira (23). Equipes técnicas da CASAN foram acionadas para averiguar a situação e confirmaram a contaminação, o que levou à adoção imediata de medidas preventivas para proteger o sistema de captação e garantir a segurança da água distribuída à população.
Inicialmente, a captação foi mantida sob monitoramento constante, porém, com o avanço da mancha de óleo, a companhia decidiu suspender a retirada de água do manancial. Com isso, o abastecimento da cidade passou a operar com cerca de 50% da vazão, utilizando um sistema alternativo, o que resultou na adoção de rodízio no fornecimento de água em diferentes regiões do município.
Segue a nota da companhia de abastecimento:
A CASAN informa que segue trabalhando para a retomada da captação de água no Lajeado São José. No momento, estão sendo adotadas as seguintes estratégias operacionais:
1. Contenção das manchas de óleo, com a instalação de barreiras físicas em conjunto com a CETRIC, visando a posterior remoção do material. Será utilizado um caminhão combinado (hidrovácuo) para a sucção, evitando a propagação da contaminação;
2. Desmonte do mangote da bomba superficial, com içamento por guindaste, permitindo o acúmulo e a retirada do óleo;
3. Coletas periódicas de água no Lajeado São José, para monitoramento da qualidade da água e avaliação técnica para a retomada segura do sistema;
4. Adoção de rodízio no abastecimento de água na cidade, em razão da disponibilidade atual de aproximadamente 50% da vazão do sistema.
O rodízio será realizado em ciclos de 12 horas, alternando o abastecimento entre bairros de regiões altas e baixas. Durante o período diurno, o abastecimento está sendo priorizado para as regiões de cotas mais baixas, considerando que as regiões altas foram abastecidas durante a madrugada, período em que todos os reservatórios do município amanheceram cheios.
A partir das 18h desta quarta-feira até as 6h do dia 25, o abastecimento será suspenso nos bairros de baixa altitude, com priorização das regiões mais altas da cidade. Bairros com abastecimento suspenso das 18h às 6h:
Água Santa, Alvorada, Bela Vista, Boa Vista, Bom Pastor, Cristo Rei, Dom Pascoal, Efapi, Eldorado, Esplanada, Lageado São Pedro, Maria Goretti, Palmital, Paraíso, Passo dos Fortes, Pinheirinho, Presidente Médici, Progresso, Quedas do Palmital, Santa Maria, Santa Paulina, Santo Antônio e Seminário.
A CASAN reforça que está acompanhando a situação de forma contínua, pede a compreensão da população e orienta para o uso consciente da água. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 048 0115 ou 0800 643 0195, além do Aplicativo CASAN.
NOTA DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL
Policia Militar Ambiental realiza fiscalização de possível poluição em Chapecó.
Na manhã desta quarta-feira, 24/12, a Polícia Militar Ambiental – PMA – realizou a fiscalização, coleta de água e tomada de depoimentos relacionados a um possível vazamento de produtos derivados de petróleo que atingiram uma lagoa de captação de água na região do Efapi em Chapecó.
Os policiais realizaram diligências para identificar a fonte dos efluentes, assim como coletas para analisar a gravidade dos fatos. Sendo que uma possível fonte dos produtos já foi identificada.
Após os resultados das diligências, as providências administrativas e criminais serão tomadas.
Os planos de contingência foram acionados e a PMA se mantém à disposição dos órgãos para auxiliar na contenção dos danos à população chapecoense.
Capitão PM Navarro, comandante da 1° companhia de polícia militar ambiental de Chapecó
Foto: Rádio Chapecó/Divulgação
