É época de festas! Nenhuma combinação de cores é tão imediatamente identificável com esta época do ano quanto o vermelho e o verde. As duas são cores complementares, opostas uma à outra no círculo cromático, e ficam ótimas juntas. Embora isso não explique completamente por que a personificação dessas cores pela DC — o Flash e o Lanterna Verde — são tão amigos. Por que um cientista veloz e um piloto de testes com um anel de poder se dariam tão bem? Seja qual for o motivo, e seja qual for a época do ano, não há como separar o Velocista Escarlate e o Gladiador Esmeralda. Aqui estão sete de suas aventuras mais bromânticas…
Lanterna Verde #13 , “O Duelo dos Super-Heróis!”
O Lanterna Verde da Era de Ouro, Alan Scott, e o Flash da Era de Ouro, Jay Garrick, trabalharam juntos na Sociedade da Justiça durante a década de 1940, até a equipe entrar em semi-aposentadoria. Mas o primeiro encontro propriamente dito entre um Flash e um Lanterna ocorreria na Era de Prata, em junho de 1962, em Green Lantern #13 . Hal Jordan e Barry Allen apareceram juntos pela primeira vez em Brave and the Bold #28 , de 1960 , como parte da primeira aparição da Liga da Justiça da América. Em “O Duelo dos Super-Heróis!”, escrito por John Broome e desenhado por Gil Kane, eles descobrem as identidades secretas um do outro depois que Barry acompanha sua namorada, Iris West, em uma missão para entrevistar o piloto de testes Hal. Juntos, os dois heróis impedem que os alienígenas Spectrans dominem a Terra.
Flash #143 , “A Trilha dos Falsos Lanternas Verdes”
A edição nº 143 de The Flash , de março de 1964 , intitulada “A Trilha dos Falsos Lanternas Verdes”, escrita por John Broome e desenhada por Carmine Infantino, marca a primeira parceria entre Flash e Lanterna Verde a entrar em nossa lista. As parcerias entre Flash e Lanterna Verde na década de 1960 sempre pareceram naturais por dois motivos principais: 1) John Broome escrevia e Julie Schwartz editava ambas as revistas. Foi Schwartz quem teve a ideia de trazer de volta os heróis da Era de Ouro em novas encarnações baseadas na ciência. 2) Tanto Barry Allen quanto Hal Jordan eram, essencialmente, policiais: Barry era um cientista do Departamento de Polícia de Central City e Hal, em seu alter ego, um policial espacial designado pelos Guardiões do Universo. Aqui, eles enfrentam três duplicatas dos Lanternas Verdes, criadas pelo cientista T.O. Morrow, que mais tarde construiria o super-herói androide Tornado Vermelho.
Lanterna Verde #43 , “Crimes Catastróficos de Grande Desastre!”
Tanto o estilo elegante de meados do século de Carmine Infantino quanto o de Gil Kane combinavam perfeitamente com os dois heróis da era espacial que eles haviam criado juntos. Esses estilos só melhorariam ao longo da década. Em março de 1966 , com a edição nº 43 de Lanterna Verde , escrita por Gardner Fox e desenhada por Kane (com a ajuda da arte-final charmosa e cartunesca de Syd Greene), o trabalho deste último artista na DC atingiu o ápice. Aqui, as namoradas dos super-heróis descobrem suas identidades secretas (ainda que temporariamente) enquanto eles enfrentam um novo vilão, o Major Desastre.
Lanterna Verde # 66-67 , “Amigos Rápidos?”
Após a morte de Barry Allen em Crise nas Infinitas Terras , em 1985 , seu antigo parceiro Wally West herdou o nome e o uniforme do Flash. Então, após a destruição de Coast City, Hal Jordan enlouqueceu e se tornou o maligno Parallax em Lanterna Verde #50 , de 1994. Seu sucessor como Lanterna Verde da Terra foi o artista de quadrinhos Kyle Rayner. A primeira parceria solo entre Wally e Kyle, em Lanterna Verde #66 e #67 , de julho de 1995 , escrita por Ron Marz e desenhada por Paul Pelletier, os colocou em combate contra a terceira encarnação do vilão Sonar, um dos Lanternas Verdes. Os dois são aliados relutantes a princípio, com Wally desdenhando de Kyle como um novato sem experiência. Mas, ao final de “Amigos Rápidos?”, eles desenvolvem um respeito mútuo, ainda que relutante.
Lanterna Verde/Flash: Amigos Mais Rápidos
Os relutantes aliados Kyle Rayner e Wally West se reúnem para resgatar o Lanterna Verde original (Alan Scott) e o Flash (Jay Garrick) em “Amigos Mais Rápidos”, uma história em duas edições de 1997. Lanterna Verde/Flash: Amigos Mais Rápidos Parte 1 (narrada da perspectiva de Kyle) foi escrita por Ron Marz e desenhada por Bart Sears, Andy Smith, Jeff Johnson, Ron Lim e Tom Grindberg. Flash/Lanterna Verde: Amigos Mais Rápidos Parte 2 (narrada do ponto de vista de Wally), por sua vez, foi escrita por Mark Waid e desenhada por Val Semeiks. Embora seja bom ver Alan e Jay finalmente trabalhando juntos fora de uma história da Sociedade da Justiça, é ainda mais satisfatório ouvir Jay dizer aos seus colegas da Era Moderna, que vivem brigando, para se entenderem. ” Flashes e Lanternas Verdes foram feitos para serem amigos”, diz ele. “Vocês dois idiotas vão perceber isso mais cedo ou mais tarde. E quando perceberem, vocês podem muito bem ser a melhor dupla de todas.”
Flash e Lanterna Verde: Os Bravos e os Destemidos
Com a maioria dos heróis da DC ganhando novas origens na era pós- Crise , seus primeiros encontros também foram reimaginados. Mark Waid — O especialista em tudo relacionado à Era de Prata — já havia reconfigurado a origem da Liga da Justiça original em JLA: Ano Um , de 1998, então fazia sentido que ele escrevesse a primeira história solo de Barry Allen e Hal Jordan juntos, ambientada no início de suas carreiras. Em Flash/Lanterna Verde: Os Bravos e os Audazes , de 1999, com seis edições desenhadas e arte-finalizadas por Barry Kitson, artista de JLA: Ano Um , Waid nos presenteia com uma visão afetuosa dos dois ícones em seis histórias independentes e cativantes, com participações especiais de Wally West, Alan Scott e Jay Garrick.
Liga da Justiça , “Os Bravos e os Destemidos”, Partes I e II
A série animada da Liga da Justiça de 2001 apresentou versões marcantes do Flash Wally West (dublado por Michael Rosenbaum) e do Lanterna Verde John Stewart (dublado por Phil LaMarr). A dupla ganhou destaque em “The Brave and the Bold”, o décimo segundo e o décimo terceiro episódios da série. É uma dinâmica diferente da maioria das duplas Flash/Lanterna, mas o sério e ex-fuzileiro naval John e o espirituoso e despreocupado Wally se complementam perfeitamente.
Lanterna Verde #4 , “Amigos Rápidos”
Ok, entendemos. Lanterna Verde e Flash são “amigos inseparáveis”. Mas mesmo que o título desta história seja uma cópia de outras anteriores, esta é uma leitura obrigatória para os fãs dos personagens e a versão definitiva da relação entre Flash e Lanterna Verde após o Renascimento. O roteirista Jeremy Adams recebeu elogios por escrever as histórias de ambos os heróis, e em Lanterna Verde #4 , de outubro de 2023 , com arte deslumbrante de Xermanico, ele explora a sólida amizade entre Barry e Hal. “Amigos Inseparáveis” mostra os dois salvando Coast City de Sinestro e Los Angeles de um Grande Desastre. Ao longo do caminho, eles encontram tempo para colocar o papo em dia, nos lembrando por que, mesmo agora, mais de seis décadas depois, eles ainda se dão tão bem.
