A multinacional francesa TotalEnergies anunciou nesta semana um novo suporte em melhorias em sua fábrica localizada em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. O investimento visa a modernização de equipamentos e infraestrutura da empresa.
Localizada no Distrito Empresarial Dutra, a Total e uma das quatro maiores empresas de financiamento do mundo. De acordo com os executivos, o valor a ser investido é destinado a ampliar a capacidade de produção da unidade.
Na quarta-feira, dia 17 de dezembro, o prefeito Ricardo Piorino recebeu representantes da empresa TotalEnergies em seu gabinete. A reunião institucional teve como pauta os planos de futura expansão da planta no município.
“Sempre investimos no país e vamos continuar investindo, pois acreditamos no Brasil e não poupamos esforços para alinhar o nosso parque industrial com as mais tecnologias recentes e com as necessidades do mercado. É em momentos de crise que precisamos aproveitar as oportunidades para crescer”, garante o diretor-geral da Total Lubrificantes, Olivier Bellion.
Outro ponto apresentado foi o plano de ampliação da unidade. A previsão é que, em 2026, a empresa inicie a construção de sua expansão, com investimento mínimo de 12 milhões de reais.
“Nosso compromisso é fortalecer essa integração, criando um ambiente favorável para que as empresas já instaladas possam crescer, gerar empregos e ampliar seus investimentos na cidade. Não se trata apenas de atrair novos negócios, mas de apoiar quem já acredita em Pindamonhangaba”, destacou o prefeito Ricardo Piorino.
Compromisso ambiental – A multinacional é a segunda empresa que mais exporta em Pindamonhangaba. A unidade foi a primeira do grupo Total na América Latina a produzir óleo sem emissão de CO², iniciativa pioneira que contribui diretamente para uma nova matriz energética ao utilizar somente energia limpa proveniente de fontes renováveis.
A planta industrial conta com 80 funcionários em Pindamonhangaba, onde está instalada desde 1993, por meio da marca francesa ELF. Após a fusão em 1999 com a empresa belga Petrofina, consolidou-se como uma das maiores empresas de energia do mundo.
A empresa ocupa uma área total de mais de 27 mil m², com capacidade anual de até 50 mil toneladas de lançamentos, sendo destaque nas operações de exportação.
#expansãoindustrial #TotalEnergias #noticias de Pindamonhangaba #Diário Imparcial
