As crianças são filhas de um emigrante português natural de Cabeceiras de Basto.
A tragédia aconteceu em Trévoux, a cerca de 25 quilómetros de Lyon. Uma explosão violenta destruiu parte da habitação onde se encontravam uma mãe e os três filhos.
Os dois meninos foram encontrados em paragem cardiorrespiratória. Ainda foram levados de ambulância para o hospital, mas acabaram por morrer durante o trajeto. A mãe, de nacionalidade francesa, ficou ferida. O filho mais velho sobreviveu.
As autoridades admitem que a explosão possa ter sido provocada por uma fuga de gás, mas o caso continua sob investigação.
O pai das crianças é português, natural de Cavez, no concelho de Cabeceiras de Basto, e emigrou para França onde constituiu família. Foi ele quem teve de identificar os corpos dos filhos.
Manuel Cardia Lima, conselheiro das comunidades portuguesas em Lyon, esteve no local e confirmou apoio à família, descrevendo o pai como estando em estado de choque.
Uma das crianças frequentava um clube de futebol local. À porta da habitação, treinadores e moradores prestaram homenagem. As causas da explosão estão agora a ser apuradas pelas autoridades francesas.
