Novas imagens do Observatório de Raios-X Chandra da NASA dão às galáxias uma nova cor ousada, destacando a beleza destes gigantes cósmicos.
Os aglomerados de galáxias são os maiores objetos gravitacionalmente ligados no universo. GaláxiasO gás quente e a matéria escura fornecem pistas sobre como as estruturas cósmicas se formam e evoluem. Central Multihost Buracos negros supermassivoscujas explosões poderosas Construir jatos e bolhas que transferem energia para o gás circundante, formando estruturas complexas como ganchos, anéis, arcos e asas.
Utilizando uma técnica inovadora de processamento de imagem chamada “X-Arithmetic”, os cientistas conseguiram estudar a natureza de várias características no gás quente dos aglomerados de galáxias, revelando assim claramente o impacto dramático dos buracos negros supermassivos. Uma declaração Da NASA.
Constelações fotografadas por Chandra. (Crédito da imagem: Raio X: NASA/CXC/Univ. of Chicago/H. McCall; Processamento de imagem: NASA/CXC/SAO/N. Wolk)
As novas imagens, divulgadas na terça-feira (9 de dezembro), mostram bolhas sopradas em amarelo, gás frio ou lento e ondas sonoras em azul, ou frentes de choque fracas em rosa neon. Cinco grandes aglomerados de galáxias são apresentados: MS 0735+7421, The Aglomerado PerseuNo aglomerado de Virgem M87, Abel 2052 e Cisne e. Embora os astrónomos tenham estudado estes objetos durante anos, a nova técnica de processamento revela estruturas e dinâmicas que mostram como os processos físicos moldam os aglomerados, em vez de destacar onde o gás brilha mais intensamente.
Imagens de raios X do Chandra de cinco aglomerados — MS 0735+7421, Aglomerado Perseus, M87 no Aglomerado de Virgem, Abell 2052 e Cygnus A — mostram bolhas sopradas em amarelo, gás frio em azul e buracos negros no centro de cada estrutura brilhando na forma de ondas sonoras ou realçando luz de choque em rosa. (Crédito da imagem: raio-X: NASA/CXC/Univ. of Chicago/H. McCall)
Últimas notícias espaciais, as últimas atualizações sobre lançamentos de foguetes, eventos Skywatch e muito mais!
A técnica aritmética X oferece uma nova maneira poderosa de mapear a física de outras estruturas galácticas em todo o Universo e observar como. Buracos negros moldando seu ambiente ao longo de milhões de anos.