Novas imagens do Observatório de Raios-X Chandra da NASA dão às galáxias uma nova cor ousada, destacando a beleza destes gigantes cósmicos.

Utilizando uma técnica inovadora de processamento de imagem chamada “X-Arithmetic”, os cientistas conseguiram estudar a natureza de várias características no gás quente dos aglomerados de galáxias, revelando assim claramente o impacto dramático dos buracos negros supermassivos. Uma declaração Da NASA.

Constelações fotografadas por Chandra. (Crédito da imagem: Raio X: NASA/CXC/Univ. of Chicago/H. McCall; Processamento de imagem: NASA/CXC/SAO/N. Wolk)

“Por separação Dados do Chandra “Ao comparar a resistência de cada estrutura em raios X de baixa e alta energia, os pesquisadores podem classificá-las em três tipos diferentes, que têm cores diferentes”, disseram funcionários da NASA em comunicado.

As novas imagens, divulgadas na terça-feira (9 de dezembro), mostram bolhas sopradas em amarelo, gás frio ou lento e ondas sonoras em azul, ou frentes de choque fracas em rosa neon. Cinco grandes aglomerados de galáxias são apresentados: MS 0735+7421, The Aglomerado PerseuNo aglomerado de Virgem M87, Abel 2052 e Cisne e. Embora os astrónomos tenham estudado estes objetos durante anos, a nova técnica de processamento revela estruturas e dinâmicas que mostram como os processos físicos moldam os aglomerados, em vez de destacar onde o gás brilha mais intensamente.

Imagens de raios X do Chandra de cinco aglomerados — MS 0735+7421, Aglomerado Perseus, M87 no Aglomerado de Virgem, Abell 2052 e Cygnus A — mostram bolhas sopradas em amarelo, gás frio em azul e buracos negros no centro de cada estrutura brilhando na forma de ondas sonoras ou realçando luz de choque em rosa. (Crédito da imagem: raio-X: NASA/CXC/Univ. of Chicago/H. McCall)

As imagens destacam diferenças marcantes entre aglomerados de galáxias e grupos menores de galáxias, o conceito de buraco negro – de onde vem a energia. Explosões de buraco negro Aquecimento e recombinação em torno do gás – fortes em aglomerados, cuja gravidade mais fraca os torna mais facilmente perturbados do que em aglomerados massivos.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *