Policiais militares e bombeiros que atendiam a uma ocorrência ficaram feridos após uma explosão na casa em que estavam na região da Vila Santo Antônio, na Zona Norte de São Paulo, na madrugada da última segunda-feira (8). A Polícia Civil do estado investiga se as chamas não teriam sido intencionais por parte da mulher, uma vez que havia forte cheiro de gás no imóvel.
Na noite desta quinta-feira, a Polícia Militar informou, através de nota, que três de seus agentes feridos seguem em estado grave na UTI do Hospital das Clínicas. Não há informações sobre o estado de saúde dos bombeiros feridos.
Por volta de 00h10 de segunda-feira, agentes da PM foram até uma casa na Travessa Viário, no bairro Jaraguá, para atender uma ocorrência. Segundo as primeiras informações, envolvia uma mulher em surto psicótico que, numa tentativa de suicídio, ameaçava provocar uma explosão com gás de cozinha. Os policiais fizeram tentativas frustradas de contato com a moradora, destacou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) em nota.
A área foi isolada, e os bombeiros chamados para dar apoio. Havia cheiro de gás. Os homens conseguiram abrir a porta do imóvel, e, logo em seguida, ocorreu a explosão, atingindo policiais militares, bombeiros e a mulher. Ao todo, sete pessoas ficaram feridas. Todas foram socorridas a hospitais da região, destacou a PM.
A Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCESP) investiga o caso, registrado no 72º Distrito Policial, e aguarda o resultado dos laudos para concluí-la. A mulher, de 26 anos e moradora da residência, foi detida em flagrante e permaneceu hospitalizada sob escolta policial. Após audiência de custódia, ela foi liberada pela Justiça.
Segundo a SSP, “as investigações indicam que a explosão teria sido provocada de forma intencional, com o objetivo de atingir os policiais que atendiam a ocorrência”, disse em nota. A Polícia Civil afirma que “há indícios de que o gás foi liberado deliberadamente e incendiado logo após a entrada das equipes no imóvel”. Perícias técnicas foram solicitadas para esclarecer o caso.
A mulher, que não teve a identidade divulgada, deverá responder pelos crimes de explosão em casa habitada e tentativa de homicídio.
Em nota, a Polícia Militar destaca que “lamenta profundamente o ocorrido e informa que está prestando todo apoio necessário aos policiais e seus familiares”.
