Saúde

Agências federais investigam possível contaminação em todos os lotes produzidos desde 2022; mais de 50 crianças foram afetadas, mas não há mortes registradas

EUA recolhem fórmula infantil após surto de botulismo Foto: FDA

Autoridades federais dos Estados Unidos ampliaram nesta quarta-feira a investigação sobre um surto de botulismo infantil ligado às fórmulas da marca ByHeart, após concluírem que todos os produtos fabricados desde março de 2022 podem ter sido contaminados. Segundo a FDA, ao menos 51 bebês em 19 estados tiveram casos suspeitos ou confirmados da doença após exposição ao produto. O caso mais recente foi registrado em 1º de dezembro.

A CDC também ampliou o escopo da investigação após constatar que a contaminação pode ter persistido em diversos lotes, sem que fosse possível identificar um período específico de risco. A ByHeart, fundada em 2016, já havia anunciado em novembro o **recall total** de suas fórmulas nos EUA e afirma estar cooperando com as autoridades para determinar a origem da contaminação.

Casos anteriores e inspeções apontam que a empresa vinha enfrentando problemas de controle sanitário desde 2022, incluindo histórico de contaminação por outros germes, presença de mofo, vazamentos e insetos em instalações. Apesar da gravidade da doença — que pode causar paralisia e necessidade de internação — não há mortes registradas até agora. Algumas famílias já acionaram judicialmente a empresa por negligência.

A enfermidade é tratada com o BabyBIG, único medicamento específico para botulismo infantil, desenvolvido e distribuído exclusivamente pelo estado da Califórnia. Autoridades reforçam que nenhuma família deve utilizar fórmulas ByHeart após o recall, devido ao risco contínuo de exposição às bactérias.

Fonte: CBS


By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *