Um projeto da empresa brasileira de remediação ambiental Geoambiente S/A foi reconhecido com o prestigioso 2025 Year in Infrastructure Founders’ Award, por seu uso inovador da tecnologia na limpeza de um local contaminado, na região central do estado de São Paulo. Ao criar um modelo conceitual tridimensional de alta resolução, a Geoambiente conseguiu rastrear o fluxo de contaminantes com notável precisão, resultando em uma remediação mais rápida, econômica e eficaz, que protegeu o lençol freático local.

O desafio: uma ameaça a uma fonte vital de água

O furto ilegal de combustível de um oleoduto subterrâneo no interior do Estado de São Paulo havia contaminado o solo e as águas subterrâneas, representando uma ameaça significativa ao abastecimento de água das comunidades rurais próximas. Os contaminantes derivados de petróleo estavam se espalhando por um ambiente geológico complexo, composto por sedimentos finos e arenosos alternados, e começavam a desaguar em um rio próximo.

Com 24 anos de experiência, a Geoambiente foi contratada para projetar e implementar uma solução para esse problema urgente.

Os principais desafios incluíam:

  • A geologia complexa e altamente variável do local;
  • Um grande volume de dados históricos em formatos não estruturados, como documentos PDF;
  • A necessidade de integrar múltiplas fontes de dados em um modelo unificado que orientasse com precisão os esforços de remediação.

A solução: modelo conceitual subterrâneo e análises avançadas

A solução da Geoambiente foi desenvolver um modelo 3D de alta resolução do local contaminado, utilizando os softwares Leapfrog e GeoStudio, da Seequent. Isso proporcionou uma representação dinâmica e orientada por dados do subsolo, permitindo à equipe visualizar e compreender a pluma de contaminação com clareza.

Uma das inovações-chave do projeto foi o uso de inteligência artificial para processar e extrair dados litológicos de PDFs históricos. As ferramentas com IA analisaram gráficos e agruparam automaticamente variações não significativas, otimizando os dados de entrada no Leapfrog e aumentando a precisão e a interpretabilidade do modelo 3D.

O modelo subterrâneo preciso integrou todos os dados disponíveis, como registros de sondagem, caracterização de alta resolução e informações históricas, que permitiram o mapeamento detalhado da contaminação e o desenho de um plano de remediação química direcionado e avançado.

Everton Carvalho, CEO da Geoambiente, relata como a parceria com a Seequent colabora com os resultados das iniciativas da empresa:

“Nossa colaboração com a Seequent nos permite enfrentar alguns dos desafios de remediação de solo e água subterrânea mais complexos da América Latina. Ao integrar modelagem geoespacial avançada com caracterização de áreas de alta resolução, impulsionada por IA, aprimoramos nossa compreensão dos riscos ambientais e aceleramos o desenvolvimento de soluções eficazes e com base científica, que protegem os recursos hídricos e fortalecem a resiliência das comunidades.”

Principais resultados:

  • Redução de 70% nos custos de remediação, economizando BRL$7.445.000 (USD $1,4 milhão).
  • Conclusão do projeto 45 dias antes do previsto, economizando mais de 2.100 horas de trabalho técnico.
  • Redução do volume de reagentes químicos de 100 toneladas para apenas 30 toneladas, resultando em uma diminuição estimada de 18 toneladas métricas de emissões de CO2 equivalente.
  • Redução de 85% da massa de contaminantes na zona alvo.
  • Modelagem precisa evitou restrições regulatórias desnecessárias, gerando uma economia indireta estimada em cerca de BRL$3,2 milhões (USD $600.000).
  • Ao adotar uma abordagem digital-first, a Geoambiente entregou uma estratégia de remediação mais sustentável, econômica e tecnicamente robusta, protegendo tanto o meio ambiente quanto o abastecimento de água potável.

Esses resultados devem-se em grande parte à tecnologia da Seequent utilizado no projeto, Joyce Cruz Di Giovanni, Gerente Regional de civil, meio ambiente e energia, comenta o caso: “As soluções de modelagem de subsolo da Seequent permitem que especialistas em Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) como a Geoambiente S/A, ofereçam soluções que protejam o meio ambiente e as comunidades, que sejam mais rápidas, econômicas e eficazes o que contribui para a sustentabilidade e a resiliência ambiental.” 

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *