A prefeitura de Caxias do Sul publicou na tarde desta quinta-feira (4) um decreto de situação de emergência nas áreas do município afetadas pela tempestade de granizo (desastre nível 1) do último dia 28 de novembro. 

O fenômeno meteorológico atingiu, principalmente, as localidades de São Valentim da 2ª Légua, Forqueta Baixa, Caravaggio, São Luiz, São Pedro da 3ª Légua e São Braz e Carapiaí, em Fazenda Souza. Segundo o levantamento da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cerca de 100 propriedades tiveram suas plantações de pêssego, ameixa, uva e maçã danificadas, resultando em um prejuízo na ordem de R$ 6,5 milhões.

Conforme o secretário Rudimar Menegotto, o decreto visa facilitar que os atingidos possam ter acesso a recursos dos governos federal e estadual como a renegociação ou prorrogação de financiamento.

— Estamos nos antecipando com a publicação da situação de emergência porque iremos buscar essa sensibilização junto aos governos para que nossos produtores possam ter acesso a alguma ajuda no sentido de se restabelecer deste desastre, bem como pressionar o Estado e a União para que possamos buscar o projeto antigranizo para a Serra — explica o secretário.

Além disso, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre. O decreto tem vigência de 180 dias, da data da sua publicação.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *