O Programa Municipal IST/HIV/AIDS desenvolve um trabalho contínuo em Barretos há três décadas. Ao longo de todo o ano, a equipe da Casa Rosa realiza palestras em empresas e escolas, conscientizando a população sobre os riscos de contaminação por HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), formas de prevenção e tratamento. Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra HIV/AIDS, foi realizada palestra pela enfermeira Gisele Longui na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Hospital de Amor.
A prevenção pode ser feita de forma combinada, em que a mesma pessoa adotar diferentes formas de se prevenir. Preservativos masculinos e femininos e lubrificantes são distribuídos na Casa Rosa, no Ambulatório São Sebastião (localizado no Postão) e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da zona urbana e da zona rural de Barretos.
“A população pode procurar um desses locais durante o horário de funcionamento e retirar esses itens gratuitamente. Também distribuímos milhares de unidades de preservativo todos os anos em eventos como Carnaval e a Festa de Peão”, destaca Cecília de Assis, coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/AIDS.

