Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia / EPA
Volodymyr Zelenskyy e Donald Trump no funeral do Papa Francisco
Guerra na Ucrânia já “não é uma situação fácil” para o presidente norte-americano: “é uma confusão”.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, sublinhou esta terça-feira que representantes de Washington vão tentar resolver o conflito na Ucrânia e afirmou que “não é uma situação fácil”.
“O nosso pessoal está na Rússia neste momento para ver se conseguimos resolver isto. Não é uma situação fácil, devo dizer-vos. É uma confusão. Que desastre“, declarou durante uma reunião com o seu executivo na Casa Branca, referindo-se ao encontro do enviado especial, Steve Witkoff, e do seu genro, Jared Kushner, com o Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscovo.
Zelensky comentou as negociações entre norte-americanos e russos após ter discursado no parlamento irlandês, onde reafirmou que Kiev precisa de “uma paz digna”.
“Sim, tenho medo. Se algum dos nossos aliados está cansado, tenho medo”, reforçou o líder ucraniano.
Tratou-se da primeira visita de Estado de um Presidente da Ucrânia à Irlanda desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. Acontece em dias muito duros para a Ucrânia, que tem reforçado cada vez mais que pretende a paz total e o fim da guerra, e não apenas um cessar-fogo, depois de Moscovo ter anunciado uma importante conquista, ainda por confirmar: o bastião de Pokrovsk, considerada fundamental para o domínio de Donetsk.
