A nova produção não se parecerá com os filmes anteriores da franquia de aventura e fantasia.

Tom Cruise conseguiu criar uma imagem ao seu redor que nos faz esquecer de seus fracassos, mas ele os tem. Um dos mais recentes e gigantescos é A Múmia (2017). O filme, dirigido por Alex Kurtzman, seria o início de um universo cinematográfico de monstros da Universal intitulado Dark Universe. Apesar de já ter alguns atores envolvidos – Javier Bardem daria vida à Criatura de Frankenstein – nunca chegou a se concretizar. Mas isso é coisa do passado. Agora é hora de olhar para o futuro e, embora tenhamos esquecido, há uma nova versão de A Múmia a caminho. E com uma atriz espanhola como protagonista.

The Mummy tem Lee Cronin como diretor e é produzido pela Blumhouse. Além de Jason Blum – fundador da Blumhouse – o projeto também conta com James Wan, criador da franquia Invocação do Mal, nos trabalhos de produção. Jack Reynor, Laia Costa, Verónica Falcón e May Calamawy lideram o elenco.

O projeto foi anunciado em dezembro de 2024 e as filmagens terminaram em 24 de junho deste ano. A Warner Bros. será responsável por sua distribuição, o que é uma raridade, pois a franquia A Múmia sempre foi produzida e distribuída pela Universal Pictures.

Laia Costa no elenco

BTeam Pictures

O filme de Cronin foi rodado na Irlanda e Espanha e estreia nos Estados Unidos em seis meses: em 17 de abril de 2026. Por enquanto, os detalhes sobre a história são desconhecidos, mas quando o anúncio da contratação de Costa foi feito, o THR informou o seguinte: “Costa e Reynor dão vida a um casal que, junto com sua filha, cruza o caminho da múmia”.

Cronin dirigiu A Morte do Demônio: A Ascensão (2023) e Reynor é conhecido por interpretar Christian, o namorado da Dani de Florence Pugh em Midsommar – O Mal Não Espera a Noite (2019). Costa trabalhou em Victoria (2015) e ganhou o prêmio de Melhor atriz protagonista da Academia de Cinema Alemã – foi a primeira espanhola a conseguir um Lola -, tem o Goya de Melhor interpretação feminina protagonista por Canção de Ninar (2020) e participou da série A Roda do Tempo (2021) do Prime Video dando vida a Moghedien.

A franquia A Múmia

Universal Pictures

O primeiro A Múmia (1932) contou com Karl Freund na direção e com Boris Karloff no papel do monstro. Mais de seis décadas depois e alguns filmes mais do monstro, chegou a saga de Stephen Sommers estrelada por Brendan Fraser. Os dois primeiros filmes, com Rachel Weisz no papel feminino protagonista e intitulados A Múmia (1999) e O Retorno da Múmia (2001), estão entre os mais queridos da saga de aventura e fantasia. Seu terceiro filme, A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008), contou com Maria Bello como substituta de Weisz. Esta trilogia teve uma série spin-off de O Escorpião Rei com Dwayne Johnson no papel protagonista apenas no primeiro dos cinco filmes.

Depois chegou o momento de Cruise. O filme arrecadou 409.2 milhões de dólares em todo o mundo com um orçamento de 125 milhões de dólares. Sim. Foi um sucesso comercial, mas a crítica o odiou. Tem uma nota de 15% no RT. O Dark Universe nasceu e morreu ao mesmo tempo.

“Isso não se parecerá com nenhum filme de A Múmia que você já viu antes. Estou cavando nas profundezas da terra para desenterrar algo muito antigo e muito assustador”, avisou Cronin em um comunicado sobre sua versão quando o projeto foi anunciado. Esperemos que ele tenha mais sorte que Cruise.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *