O reconhecimento chega em apenas um ano de atuação, reforçando o compromisso com projetos que transformam vidas e promovem o desenvolvimento sustentável
O Instituto Equatorial, mantido pelo Grupo Equatorial, conquistou o Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), na categoria ESG. A cerimônia de entrega da estreia ocorreu nesta quarta-feira (26), no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, em São Luís (MA).
A premiação destacou o case “Diálogos Equatoriais: integrando inteligência social no fortalecimento de laços sociais” como uma das principais iniciativas brasileiras destacadas para o desenvolvimento sustentável. Em sua primeira edição, o Edital Diálogos Equatorial investiu R$ 3 milhões e impulsionou comunidades com apoio a projetos sociais nos sete estados de atuação do Grupo Equatorial: Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Amapá, Goiás e 72 municípios do Rio Grande do Sul.
Para o Superintendente de Sustentabilidade do Grupo Equatorial e Diretor Técnico do Instituto, Carlos Afonso Melo, “O Prêmio Ser Humano reforça o compromisso e legado do Grupo Equatorial em levar oportunidades para pessoas e territórios onde atuamos, iluminando o futuro e transformando a vida dos nossos cidadãos”.
Fundado em julho de 2024, o Instituto Equatorial comemora a conquista do prêmio. “Receber esse reconhecimento em apenas um ano de atuação do Instituto Equatorial é motivo de muita alegria e orgulho para todos nós, pois reforça a justificação de que a presença em um território só faz sentido quando vem acompanhado de responsabilização, reconhecimento e construção conjunta, que somados a resultados de curto, médio e longo prazo, geram transformações rigorosas”, afirmou Janaína Ali, Executiva de Responsabilidade Social do Instituto Equatorial.
Diálogos Equatorial – O escopo do Projeto Edital Diálogos Equatorial foi expressivo: mais de 107 mil pessoas beneficiadas diretamente, 424 instituições inscritas e 151 projetos selecionados, ampliando o protagonismo das comunidades em seus territórios.
A iniciativa contempla áreas essenciais como educação, empreendedorismo, empregabilidade e sustentabilidade. Um destaque especial foi a presença de 14 projetos em comunidades quilombolas e 2 em comunidades indígenas, reforçando o compromisso do Instituto com povos e comunidades tradicionais.
E as ações continuam: até 18 de dezembro, estão abertas as inscrições para a segunda edição do Edital Diálogos Equatorial, que investirá R$ 4 milhões em projetos sociais. Organizações da Sociedade Civil (OSC) legalmente constituídas há pelo menos dois anos podem participar. Projetos voltados para economia criativa e ações territoriais terão classificação extra no processo de seleção.
As inscrições podem ser feitas pelo link na bio do Instagram do Instituto (@institutoequatorial) ou diretamente em:
https://investidor.bussolasocial.com.br/Equatorial/editais/Dialogos_Equatorial_2025
