A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Saúde Mental, organizou uma resposta psicossocial emergencial após o forte temporal de granizo que atingiu a cidade no último domingo. A ação busca oferecer suporte emocional à população que teve suas rotinas, casas e sentimentos profundamente impactados pelo evento climático.
A partir desta semana, todas as Unidades Básicas de Saúde passam a promover Grupos Abertos de Acolhida e Apoio Psicossocial, conduzidos pelas psicólogas da Atenção Primária. Os encontros são gratuitos, abertos e sem necessidade de agendamento.
Segundo o secretário de Saúde, Vianei Mueller, o objetivo é garantir que ninguém enfrente sozinho os efeitos emocionais do desastre. “Sabemos que o granizo deixou marcas não apenas nas casas, mas também nas pessoas. Nosso compromisso é oferecer cuidado imediato, escuta qualificada e apoio para que cada cidadão possa se fortalecer neste processo de reconstrução”, destacou.
CRONOGRAMA DOS GRUPOS DE ACOLHIDA
Terças – 8h
Presidente Vargas • Atlântico • São Vicente • Centro
Quartas – 9h
Bela Vista
Quartas – 13h30
Aldo Arioli
Quintas – 8h
Paiol Grande • Jaguaretê
Quintas – 13h30
Progresso • Estevam
Sextas – 8h
São Cristóvão • Capoerê
Cuidar da saúde emocional também faz parte da reconstrução
Reações como medo, irritabilidade, insônia, angústia ou choro fácil são comuns após um desastre — e não precisam ser enfrentadas sozinhas. A rede de saúde mental do município está mobilizada para oferecer acolhimento imediato e qualificado, ajudando a recuperar o senso de segurança e bem-estar.
A orientação é que a população procure a UBS mais próxima. Erechim segue unida na reconstrução — do território, dos vínculos e das pessoas que fazem a cidade.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação
