Uma forte tempestade de granizo causou forte destruição e deixou ao menos 136 pessoas feridas em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, no último domingo, 23. Após as chuvas, a prefeitura decretou estado de emergência — nesta segunda-feira, 24, estão suspensas as aulas na rede pública e os serviços de coleta de lixo no município, que tem cerca de 110.000 habitantes e fica a aproximadamente 370 quilômetros de distância de Porto Alegre.

Segundo a prefeitura de Erechim, uma pessoa está internada na UTI em estado grave após a tempestade e doze estão desabrigadas, com regiões da cidade sem fornecimento de energia elétrica em razão de danos às linhas de transmissão. De acordo com a gestão municipal, 35 escolas públicas e 12 postos de saúde foram danificados pelo granizo, e a população afetada chega a 23.200 moradores.

Vídeos e imagens que circulam nas redes sociais indicam a dimensão dos estragos provocados pelo granizo, com ruas cobertas de gelo e telhados e vidros de carros danificados (veja abaixo). Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), a tempestade foi resultado da passagem de uma nuvem massiva do tipo Cumulonimbus, gerando um sistema de baixa pressão atmosférica em meio às condições de calor e umidade no município.

Continua após a publicidade

Na manhã desta segunda-feira, o governador Eduardo Leite (PSD) anunciou a liberação de 1,5 milhão de reais em repasses emergenciais a Erechim, provenientes do fundo estadual de Defesa Civil. De acordo com o governo estadual, foram enviados carregamentos de lonas, telhas e cestas básicas à população afetada pelo granizo, e as autoridades definiram como prioridade para hoje a vistoria de prédios públicos, como hospitais, UPAs e escolas, para avaliação da dimensão dos danos.

 

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *