
Segundo o Sr. Zơrâm Buôn, na mesma manhã, a equipe de resgate se aproximou do local para continuar as buscas quando outra forte explosão ocorreu na antiga área do deslizamento de terra. Imediatamente após a explosão, rochas e terra desabaram, obrigando as autoridades a se retirarem às pressas da área de perigo.
“Fomos até o local, mas houve várias explosões fortes. Temíamos outro deslizamento de terra, então tivemos que recuar e não pudemos continuar as buscas”, disse o Sr. Buon.

O tempo na região esta manhã tem apresentado chuvas esparsas, mas o solo e as rochas estão encharcados, perdendo a coesão, e o risco de deslizamentos de terra continua a ocorrer a qualquer momento.
Atualmente, as autoridades estão de plantão na área segura, monitorando de perto os desenvolvimentos geológicos e aguardando um momento favorável para continuar as buscas pelas vítimas desaparecidas.
Na tarde de ontem (18 de novembro), uma forte explosão também ocorreu na montanha em frente ao local do deslizamento de terra, sacudindo toda a área. Imediatamente após a explosão, as autoridades locais evacuaram com urgência 9 famílias, totalizando 40 pessoas, das aldeias de Ating e Arooi, para fora da zona de perigo, e as realocaram para a Escola Primária de Gari e para a antiga sede do Comitê Popular da Comuna de Gari, a fim de garantir sua segurança.

Devido às chuvas contínuas dos últimos dias, ocorreram mais deslizamentos de terra nas estradas que levam a Hung Son.
XUAN QUYNH
Fonte: https://www.sggp.org.vn/da-nang-nhieu-tieng-no-o-khu-vuc-sat-lo-gian-doan-viec-tim-kiem-nan-nhan-post824250.html
