No dia 19 de novembro, das 9h30 às 11h (horário de Belém e de Brasília), será realizado o evento “Amazonia & Heat: Community-Driven Climate–Environment–Health Action from the Amazon Basin to Africa and Europe”, no Pavilhão Italiano da COP30, em Belém. Entre os participantes confirmados estão Paulo Basta, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e Luiz Augusto Galvão, pesquisador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).
A atividade é organizada pela Universidade de Modena e Reggio Emilia (UniMORE), com co-liderança programática do Instituto de Salud Global de Barcelona (ISGlobal), e integra a programação oficial do Ministério do Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália.
O encontro abordará os impactos combinados da crise climática e da contaminação ambiental na Amazônia, onde populações — especialmente comunidades indígenas — enfrentam exposição ao mercúrio, agrotóxicos e microplásticos associados ao desmatamento, ao garimpo e à exploração de petróleo. Também serão discutidos os efeitos das ondas de calor e seus desdobramentos físicos, mentais e sociais.
A sessão conectará evidências produzidas na Bacia Amazônica a ferramentas e pesquisas desenvolvidas no Leste e Sul da África e no Sul da Europa, incluindo sensores portáteis, iniciativas de ciência cidadã, planos de ação para o calor e estratégias de proteção a trabalhadores expostos. Serão apresentados novos dados sobre exposição e saúde, além de análises sobre vulnerabilidade térmica na gestação, impactos no desempenho escolar, intervenções direcionadas e uma teoria de mudança para reduzir riscos associados ao calor extremo.
A atividade conta com o apoio das seguintes instituições: PAHO/WHO/Fiocruz (Brasil); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidad de Cartagena (Colômbia); CINCIA Peru; Acción Ecológica (Equador); Ethiopian Public Health Institute; Jimma University (Etiópia); Lund University (Suécia); organizações indígenas da Bacia Amazônica; e Florida International University (EUA).
Nenhum comentário para: Evento na COP30 discute impactos das mudanças climáticas e da contaminação ambiental na Amazônia, África e Europa
