Um paciente de 33 anos, morador de Nova Brasilândia, está internado no Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá, com suspeita de intoxicação por metanol. Ele deu entrada inicialmente no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) no sábado (15) e, após avaliação, foi transferido para a unidade de referência. O jovem passou mal após consumir bebida alcoólica. A contaminação ainda não foi confirmada.

A remoção para Cuiabá ocorreu por meio da regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Brasilândia, devido à necessidade de exames mais complexos. Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que o protocolo de atendimento já foi iniciado, incluindo a aplicação da primeira dose do antídoto para metanol, o fomepizol. O paciente passa por investigação clínica aprofundada.

Na última sexta-feira (14), Várzea Grande registrou a primeira morte por intoxicação por metanol. A vítima era uma mulher de 30 anos, elevando para quatro o número de casos confirmados e 11 notificações de atendimentos por suposta contaminação da substância em Mato Grosso, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

O metanol é usado como solvente e combustível industrial e não é próprio para consumo humano. Pequenas quantidades podem causar danos neurológicos, cegueira e até morte.

O Governo do Estado reforça que bebidas alcoólicas devem ser compradas apenas de fornecedores confiáveis e orienta que estabelecimentos suspeitos sejam denunciados.

“A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que deu entrada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) um paciente de 33 anos, oriundo do município de Nova Brasilândia, em estado grave, com suspeita de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica no último sábado.

O caso ainda não está confirmado. O paciente foi transferido para o Hospital Municipal São Benedito, está em investigação clínica e laboratorial, passando pelos exames necessários para elucidação do quadro. A equipe médica já iniciou o protocolo de atendimento e o paciente recebeu a primeira dose do antídoto, o fomepizol.

Novas informações serão repassadas assim que houver atualização do estado de saúde e confirmação dos exames”.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *