Nesta terça-feira (18), a Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou novos casos de contaminação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. São quatro vítimas: duas delas em Petrolina, no Sertão do estado, sendo uma vítima fatal e outra que já recebeu alta hospitalar; uma nova vítima, internada no município de Salgueiro, mas cuja contaminação se deu em São Bento do Una, no Agreste; e um quarto caso, também internado, que ingeriu bebida no estado da Bahia e, portanto, não é contabilizado como caso pernambucano.

Com as novas confirmações, Pernambuco chega a oito vítimas, das quais quatro morreram devido a intoxicação. Elas ingeriram bebidas alcoólicas adulteradas nos municípios de Lajedo (3) e São Bento do Una (1), no Agreste; e em Salgueiro (2) e Petrolina (2), no Sertão. Os primeiros casos suspeitos em Pernambuco foram notificados no dia 30 de setembro.

Nacionalmente já são mais de 60 vítimas, sendo a maioria no estado de São Paulo (46 casos), seguido por Pernambuco (8), Paraná (6), Rio Grande do Sul, Mato Grosso e, agora, Bahia (1 caso cada). O país já contabilizou ao menos 16 mortes de pessoas contaminadas em São Paulo (9), Pernambuco (4) e Paraná (3).

A Secretaria de Defesa Social (SDS) enviou comunicado à imprensa informando que a Polícia Civil, através das delegacias de Petrolina e de São Bento do Una, estão investigando os casos e afirmando estar tentando identificar a origem das bebidas. A SDS afirma que as forças de segurança já realizaram sete operações – no Recife (bairro de San Martin), Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Cachoeirinha, Quipapá, Lajedo e São Bento do Una, resultando em oito prisões e mais de 30 mil garrafas apreendidas.

No Recife, mais um paciente deu entrada hospitalar com suspeitas de intoxicação, totalizando 12 casos ainda em investigação em Pernambuco – entre eles, seis já receberam alta e outros seis seguem internados. O estado já descartou 87 casos suspeitos, enquanto confirmou oito (quatro mortos, um internado e três receberam alta hospitalar). Pernambuco soma 107 notificações de suspeitas de intoxicações do tipo, além de cinco pacientes oriundos de outros estados: Paraíba (1), Alagoas (1), Bahia (1) e São Paulo (2).

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *