A 18.ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo ficou marcada pelo desempenho do PÚBLICO, que voltou a destacar-se na principal categoria. O jornal venceu a distinção de Excelência Geral em Ciberjornalismo pelo voto do júri e somou ainda três prémios: em Última Hora, com a cobertura do Desastre do Elevador da Glória, distinguido simultaneamente por júri e público, e em Infografia Digital, onde a peça As cores da democracia portuguesa recebeu o voto do júri.

A Rádio Renascença igualou o número de distinções, destacando-se em várias áreas. Em Narrativa Vídeo Digital, o júri premiou Reconstituição. O momento em que o Elevador da Glória matou, contado por quem viu, enquanto o público escolheu Como se elege um Papa?. A estação venceu ainda, pelo voto popular, Infografia Digital com Hiroshima, 80 anos depois: Como a bomba atómica dizimou uma cidade e mudou o mundo num piscar de olhos? e Reportagem Multimédia com Crianças de Gaza ‘estão esfomeadas, desesperadas’, mas ainda sonham ‘ser astronautas’.

O Expresso conquistou o voto do público na Excelência Geral em Ciberjornalismo e venceu o prémio do júri na categoria de Reportagem Multimédia com Tu não estás a mais aqui.

Na Narrativa Sonora Digital, o júri distinguiu País de Incendiários, da Divergente. O público atribuiu o prémio a O ritmo da colectividade – podcast Ouvir a Cidade, da revista digital Lisboa Para Pessoas, que se estreou este ano nos prémios.

Também em estreia, A Flor do Tâmega venceu de forma absoluta a categoria de Ciberjornalismo de Proximidade com Quem trata da saúde do Hospital de S. Gonçalo?, distinguido por júri e público.

No Ciberjornalismo Académico, o ComUM venceu as duas distinções da categoria: o júri premiou Amor com Amor se Paga e o público escolheu Fardas que pesam.

Os resultados foram anunciados no final das IX Jornadas ObCiber, que decorreram no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *