As medidas são baseadas nas vistorias realizadas após a explosão. A subprefeitura identificou risco de ruína e estruturas comprometidas ao longo da área afetada. As ordens de obra têm como objetivo eliminar as irregularidades e garantir a segurança das residências.
Nove casas vizinhas ao local da explosão correm risco de desabamento. Outras três tiveram suas áreas isoladas após a subprefeitura apontar danos estruturais, e mais três terão de corrigir problemas graves.
Vice-prefeito disse que ‘ninguém será multado’
Em entrevista à Band, no final da tarde, vice-prefeito negou a cobrança. Ricardo Mello Araújo (PL) disse no programa Brasil Urgente, da Band, que “ninguém vai ser multado, ninguém vai ter toda essa pressa, porque as pessoas já sofrem com tudo isso que aconteceu”.
A fiscalização vai lá [no local], conforme as legislações, e leva esse documento que ela [a pessoa dona do imóvel] teria cinco dias para dar entrada no processo, não para a reforma estar concluída Mello Araújo, vice-prefeito de São Paulo, ao Brasil Urgente (Band)
Gestão fala em acionar programa que oferece auxílio para reformas. Araújo disse que conversou com o prefeito Ricardo Nunes antes da entrevista e relatou a situação das famílias afetadas. O vice-prefeito afirmou que a prefeitura pode acionar o programa municipal Pode Entrar Reformas, que prevê repasse de até R$ 30 mil. Segundo ele, uma equipe será enviada ao local para orientar os moradores sobre como acessar o benefício.
