O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a ministra da Cultura, Margareth Menezes, tinha dificuldades para falar em público no início do governo, mas evoluiu a ponto de parecer “até querer ser candidata”. A declaração foi feita durante o lançamento do Plano Nacional de Cultura 2025-2035, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (17).
“Chegou aqui uma mulher muito inibida. (…) É engraçado: a gente acha que artista sabe lidar com microfone. Eles sabem para cantar, mas, para falar, são um desastre”, disse Lula, em tom de brincadeira, diante da ministra.
Ele completou: “Ela tinha muita dificuldade. Vocês já perceberam que ela está com uma desenvoltura que parece até querer ser candidata a alguma coisa”.
POSSÍVEL CANDIDATURA
O comentário ocorre em meio às articulações do PT para filiar Margareth Menezes. Como antecipado pela imprensa nacional, a ministra foi convidada pelo partido em um jantar realizado em agosto.
Margareth tem o apoio de Lula e da primeira-dama, Janja da Silva, para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.
A ministra, que é artista reconhecida nacionalmente, comanda a Cultura desde o início do governo Lula e tem se destacado em eventos públicos, lançamentos de programas e negociações com o Congresso.
Até o momento, ela não confirmou se aceitará a candidatura.
