A Vigilância Sanitária do Distrito Federal apreendeu, na última semana, bebidas alcoólicas comercializadas fora das normas em um estabelecimento do Recanto das Emas. Foram recolhidas 19 garrafas de uma marca de cerveja com líquido transparente não identificado. Os produtos coletados pela Secretaria de Saúde (SES-DF) serão enviados para análise laboratorial, e há suspeita de venda de bebidas possivelmente falsificadas.
Segundo o gerente de fiscalização da Vigilância Sanitária, Gustavo de Lima, as irregularidades não indicam necessariamente contaminação, como por metanol, mas representam infração legal. “Nenhum estabelecimento pode romper a embalagem. O cliente tem que receber o produto lacrado. A partir do instante que tira o lacre e coloca em recipientes diferentes do original, está adulterando o produto”, explicou.
A equipe também identificou adulterações em 14 garrafas de uísque, que foram lacradas e encaminhadas à Polícia Civil para perícia, a fim de confirmar ou descartar crime de falsificação. O estabelecimento será autuado e pode receber sanções, como multa ou interdição.
Novas operações de fiscalização vão ocorrer nos próximos dias, com foco em locais de grande circulação de pessoas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 162.
Fiscalização intensificada

A Vigilância Sanitária realiza regularmente inspeções em bares, restaurantes, hotéis, motéis, distribuidoras de bebidas e clínicas. Devido aos recentes casos de contaminação por metanol, as ações foram intensificadas nas últimas semanas, integrando a Operação Metanol, que envolve diversos órgãos do Governo do Distrito Federal, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SES-DF, Secretaria de Economia e DF Legal.
Somente a Vigilância Sanitária já apreendeu mais de 15 mil litros de bebidas alcoólicas, em cerca de 300 estabelecimentos, dos quais mais de 60 foram autuados. A fiscalização também permite identificar irregularidades como condições inadequadas de higiene, ausência de autorizações, sonegação fiscal e descumprimento de normas de segurança contra incêndio.

