A Suécia, de Samuel Dahl, defesa do Benfica, e Viktor Gyokeres, avançado ex-Sporting, vai disputar o play-off de acesso ao Mundial 2026, mesmo estando em último lugar do grupo B do apuramento. Tudo isto se deve à Liga das Nações e… às vitórias de Alemanha e Croácia.

Os quatro melhores líderes de grupo da última edição da UEFA Nations League têm garantida a presença no play-off de acesso ao Campeonato do Mundo, play-off esse que está marcado para o próximo mês de março.

Os alemães garantiram, com a vitória por 2-0 frente ao Luxemburgo, que ficariam entre os dois primeiros colocados do grupo A do apuramento, o que significa que, mesmo tendo liderado o grupo 3 da Liga A da última Liga das Nações, conquistada por Portugal, os germânicos já não necessitariam de passar por esse percurso para alcançar, pelo menos, o play-off. O mesmo se pode dizer da Chéquia, vencedora do grupo 1 da Liga B, que, após a vitória da Croácia, que garantiu o primeiro lugar do grupo L frente às Ilhas Faroé, também se viu matematicamente qualificada para a fase de apuramento que tem lugar em março.

Das nove seleções que venceram os respetivos grupos da Liga das Nações e que estão à frente da Suécia, só duas ainda não se apuraram, como a França e a Inglaterra, ou garantiram o play-off através da fase de qualificação como Portugal, Alemanha, Chéquia, Noruega e Espanha. São elas a Roménia, que está atrás da Bósnia e Herzegovina e da Áustria no grupo H, e o País de Gales, que persegue a Bélgica e a Macedónia do Norte no grupo J. Bastava, então, que checos ou alemães confirmassem esta presença através da fase de qualificação para que os suecos, que venceram o grupo 1 da Liga C da última edição da competição da UEFA, garantissem que eram um dos quatro melhores líderes de grupos.

A Suécia poderá nem precisar de entrar no ‘play-off’ com esta vaga, já que, apesar de muito reduzida, ainda tem possibilidade de ficar no segundo lugar do grupo B de apuramento: terá de vencer Suíça e Eslovénia, esperar que o Kosovo perca com os mesmos adversários e recuperar os golos de desvantagem que tem face aos kosovares.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *