Um relatório elaborado entre agosto e setembro de 2025 pela equipe de Fiscalização Técnica de Nutrição da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) já apontava uma série de irregularidades que colocavam em risco a segurança dos alimentos servidos no Restaurante Universitário (RU) do campus Juazeiro (BA). O documento indicava falhas estruturais e operacionais capazes de gerar contaminação.
De acordo com o relatório circunstanciado de fiscalização, os fiscais observaram ausência de controle de temperatura dos alimentos durante o preparo e armazenamento, o que favorece a proliferação de micro-organismos. Também foram identificados acúmulo de poeira em equipamentos e luminárias, utensílios armazenados de forma inadequada, falta de higienização adequada de bancadas e panelas, e riscos de contaminação cruzada entre alimentos crus e prontos para consumo. O documento é bem claro ao alertar que tais condições poderiam facilitar a presença de contaminantes físicos, químicos ou biológicos nos alimentos, comprometendo a segurança alimentar dos usuários.
O documento ainda cita problemas no controle de pragas e ventilação, além da inexistência de registros regulares de manutenção de equipamentos. Em suas conclusões, a equipe de nutrição destacou que as condições observadas poderiam “comprometer a segurança alimentar dos usuários”, recomendando a adoção imediata de medidas corretivas pela empresa contratada, a BR ALL Alimentação e Serviços LTDA.
O alerta antecede o episódio registrado nesta quarta-feira (12), quando dezenas de alunos relataram mal-estar e sintomas de intoxicação alimentar após jantar no RU de Juazeiro na noite anterior. Segundo levantamento interno feito pelos próprios estudantes, já passava de 150 o número de pessoas que apresentaram sintomas devido ao problema. Após a repercussão do caso, a Univasf confirmou que instaurou uma investigação e notificou a empresa responsável, exigindo a apresentação de um laudo preliminar com análise das amostras e um plano de ação corretiva no prazo de 72 horas. O espaço segue aberto para esclarecimentos por parte da universidade.
Relatrio_Circunstanciado_da_Fiscalizao_Tcnica_dos_3_RUs_Setembro_2025
