Durante entrevista ao jornalista Jorge Biancchi na COP30, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de preservar e revitalizar as lagoas de Feira de Santana, defendendo ações conjuntas entre o Governo do Estado e a Prefeitura para proteger esses ecossistemas. Bianchi, âncora do De Olho na Cidade, da rádio Sociedade News, participa de mais uma cobertura de um grande evento internacional.


Jerônimo alertou que muitas lagoas da cidade estão ameaçadas ou desapareceram e citou a Lagoa Salgada como prioridade de recuperação. “A Lagoa Salgada pode voltar a ser um cartão-postal de Feira. Precisamos agir para mudar essa realidade”, afirmou.


O governador ressaltou que a universalização do esgotamento sanitário é essencial para evitar a contaminação das lagoas e dos lençóis freáticos. “O primeiro passo é não jogar esgoto nas lagoas nem em áreas que prejudicam o lençol freático”, disse.


Ele demonstrou preocupação com a ocupação irregular em áreas próximas, como a Lagoa da Queimadinha, e defendeu a criação de um plano conjunto de revitalização com o prefeito José Ronaldo. “Quero sentar com o prefeito para ver como o Estado pode apoiar a revitalização das lagoas”, declarou.


Jerônimo citou o exemplo da Lagoa Grande, que passou por saneamento e revitalização, servindo de modelo para novas intervenções. O governador também destacou a necessidade de proteger o Rio Subaé, que nasce em Feira de Santana e percorre outros municípios até Santo Amaro.


“Precisamos garantir a proteção das nascentes e margens com uma ação integrada entre Estado e prefeituras”, concluiu.


(Informações do De Olho na Cidade/Jorge Biancchi, direto da COP30 em Belém)

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *