Em causa está a abertura de um novo concurso pelo Programa Regional do Centro 2030, que visa promover as empresas a avaliar oportunidades de inovação ligadas à sustentabilidade, através de diagnósticos tecnológicos e procura de soluções para uma utilização mais eficiente de recursos, redução de desperdícios, e valorização da circularidade.

São elegíveis projetos empresariais de natureza simplificada, que envolvem a aquisição de serviços de consultoria em inovação, destinados a identificar problemas técnicos em produtos e processos, que envolvem a capacidade competitiva limitada e a eficiência das empresas, ou a promoção do desenho de novos modelos produtivos centrados na economia circular.

Não são consideradas elegíveis atividades associadas exclusivamente ao recurso energético, nomeadamente eficiência energética ou produção de energia renovável.


Tipo de apoio

O incentivo assume uma forma de subvenção financeira até 15 mil euros por projeto, com a aplicação de uma taxa de cofinanciamento de 80% sobre o total das despesas elegíveis.

As candidaturas estão abertas até ao final de fevereiro de 2026 e deverão ser submetidas eletronicamente, através do Balcão dos Fundos.





Saiba aqui como o quadro regulamentar em vigor associado à sustentabilidade pode impactar o negócio das PME.

LIGAÇÕES

Aviso – Economia Circular, Projetos Individuais, Operações de Regime Simplificado – Centro 2030-2025-36

Mais informações sobre o aviso

ESG e Finanças Sustentáveis

Quadro regulador europeu para a sustentabilidade

Alinhamento de negócio com fatores ESG

Autodiagnóstico ESG para PME



By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *