Os comissários da FIA explicaram a motivação por trás da penalidade de 10 segundos aplicada a Oscar Piastri pelo incidente envolvendo Andrea Kimi Antonelli e o abandono de Charles Leclerc no GP de São Paulo de Fórmula 1.

Leia também:

Na relargada após o período de SC, na sexta volta, Piastri, que vinha em quarto, passou por dentro Antonelli e Leclerc na reta, chegando ao S do Senna com os três carros emparelhados. Seu objetivo era ultrapassar os dois e iniciar a caça a Lando Norris.

Quando Piastri travou o pneu dianteiro esquerdo, ele bateu em Antonelli, o que deixou o italiano imprensado entre a McLaren e a Ferrari de Leclerc, e o contato com o australiano fez com que o piloto da Mercedes batesse na lateral de Leclerc.

O piloto da Ferrari foi o que se saiu pior, perdendo o pneu dianteiro esquerdo e sofrendo danos extensos na suspensão, sendo forçado a abandonar, enquanto Piastri e Antonelli escaparam sem problemas em seus carros.

Após a análise, os comissários da FIA consideraram que Piastri foi “totalmente culpado” pelo incidente, aplicando uma punição de 10s, que foi cumprida em seu primeiro pit stop, o que acabou fazendo com que ele caísse de segundo para quinto. Piastri também recebeu dois pontos de penalidade em sua licença.

Foto de: Mark Thompson – Getty Images

Em seu veredicto, os comissários julgaram que Piastri não estava suficientemente ao lado de Antonelli para reivindicar a dianteira na curva, e também notaram que o australiano travou os pneus ao tentar sair da manobra.

“No reinício pós-safety car na volta 6, o carro 81 (Oscar Piastri) tentou ultrapassar o carro 12 (Kimi Antonelli) na parte interna da curva 1”, diz o comunicado. “Ao fazer isso, Piastri não estabeleceu a sobreposição necessária antes e no ápice, pois seu eixo dianteiro não estava ao lado do espelho do carro 12, conforme definido nas Diretrizes de Padrão de Condução para ultrapassagem na parte interna de uma curva”.

“Piastri travou os freios ao tentar evitar o contato diminuindo a velocidade, mas não conseguiu e entrou em contato com Antonelli. Esse contato fez com que Antonelli fizesse um contato secundário com o Carro 16 (Charles Leclerc), que estava posicionado do lado de fora e, como resultado, foi forçado a se retirar da corrida”.

“Piastri foi, portanto, totalmente responsável pela colisão. Uma penalidade de tempo de 10 segundos e 2 pontos são considerados apropriados e consistentes com os precedentes recentes”.

Ao cair para quinto no final, Piastri viu sua diferença para o companheiro de equipe da McLaren e rival pelo título, Norris, aumentar para 24 pontos a três etapas do final, enquanto o britânico conquistou sua sétima vitória em GPs na temporada 2025.

A equipe do Motorsport.com está em peso em Interlagos e traz a melhor cobertura do GP de São Paulo de F1. Não perca nosso conteúdo aqui no site, nas redes sociais e também na Motorsport.tv Brasil no YouTube.

VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1

Ouça versão áudio do Podcast:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

We want your opinion!

What would you like to see on Motorsport.com?

Take our 5 minute survey.

– The Motorsport.com Team

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *