- O PEUGEOT 9X8 #93 (Di Resta/Jensen/Vergne) terminou a temporada de 2025 com um nono lugar.
- O PEUGEOT 9X8 #94 (Duval/Jakobsen/Pourchaire) cruzou a linha de meta em décimo lugar nas 8 Horas do Bahrein de 2025.
- Após dez presenças entre os dez primeiros nesta temporada, a PEUGEOT ocupa provisoriamente o sétimo lugar no Campeonato do Mundo FIA de Resistência de Construtores, na temporada 2025.
A apenas cerca de cem quilômetros do circuito de Losail e 253 dias após o começo da temporada no Qatar, a temporada 2025 do FIA WEC chegou ao fim no Bahrein, no circuito de Sakhir.
Equipados com pneus de composto duro numa pista com temperatura superior a 40 °C, os dois PEUGEOT 9X8 largaram para as 8 Horas do Bahrein na segunda fila do gradeapós uma sessão de qualificação convincente.
Loïc Duval (#94) e Paul Di Resta (#93) mantiveram os PEUGEOT 9X8 #94 e #93 no Top 5 após um exaustivo duplo período no calor de Sakhir, antes de passarem o volante aos companheiros de equipe Jean-Éric Vergne, que liderou o desenvolvimento do PEUGEOT Hypercar em 2026, e Théo Pourchaire, que fez sua estreia na competição ao volante do PEUGEOT 9X8.
O Team PEUGEOT TotalEnergies optou então por antecipar as paragens nas caixas para ambos os carros, a fim de compensar as suas estratégias de corrida. Agora com pneus médios, os PEUGEOT 9X8 correram sob o radar na noite do Bahrein, com as suas posições a flutuar à medida que outros Hipercarros completavam as suas paragens.
Após um sólido duplo períodoThéo Pourchaire teve a honra de liderar a corrida por duas voltas antes de entregar o #94 a Malthe Jakobsen para um triplo período. Paul Di Resta substituiu o volante do #93 novamente para um segundo duplo período (127 voltas, 687 km no total!) antes de ser substituído por Mikkel Jensen para sua última corrida no PEUGEOT 9X8.
Penalizados por um Carro de segurança virtual eh Carro de segurança a menos de uma hora do final, os pilotos dinamarqueses lutaram até aos últimos segundos para colocar os dois PEUGEOT 9X8 no Top 10. Mikkel Jensen cruzou a linha de chegada em nono lugar, dois segundos à frente do seu compatriota, que terminou em décimo.
“Foi uma corrida dececionante, especialmente depois de colocar os dois carros na segunda linha da grade. Optámos por estratégias diferentes e apontávamos a um Top 5. Infelizmente, nossos rivais aproveitaram os Safety Cars para fazer uma parada nas boxes ‘grátis’ e perdemos cerca de quatro posições”, resumiu Jean-Marc Finot, vice-presidente da Stellantis Motorsport. “Isso não diminui o desempenho dos carros e de toda a equipe. O potencial está definitivamente lá, e mal podemos esperar para mostrá-lo em 2026. Quero agradecer à PEUGEOT e a todo o Team PEUGEOT TotalEnergies pelo seu trabalho árduo ao longo da temporada.”
Após 72 horas de corrida, dois pódios, dez top10, dez Hiperpólos12.870 km percorridos nas corridas pelo #93 e 12.575 km pelo #94, a PEUGEOT fez progressos constantes e ganhou competitividade. A seguir: os testes finais da temporada, com Nick Cassidy, Mathias Beche, Alex Quinn e Malthe Jakobsen ao volante dos dois PEUGEOT Hypercars. A Equipa PEUGEOT TotalEnergies agradece a todos os seus parceiros pelo apoio ao longo do ano.
Olivier Jansonnie (Diretor Técnico, PEUGEOT Sport): “Uma corrida muito difícil para nós, apesar de termos o ritmo para alcançar um resultado melhor. Tentamos compensar nossas estratégias para melhorar o uso dos pneus no final, mas os dois Safety Cars surgiram no pior momento possível e nos deixaram fora da volta da liderança. Depois disso, foi impossível recuperar posições.”
Paul Di Resta (PEUGEOT 9X8 #93): “Uma corrida bastante dececionante. É uma pena, porque estávamos bem posicionados na largada e vínhamos a ter um bom desempenho de São Paulo. Infelizmente, hoje não deu certo. Ainda assim, foi uma temporada positiva e continuaremos a trabalhar arduamente para 2026.”
Théo Pourchaire (PEUGEOT 9X8 #94): “O meu principal objetivo era aprender e ganhar experiência para a próxima temporada. É claro que estou um pouco decepcionado com o resultado final, mas tivemos azar com o último Safety Car, que apareceu logo após a nossa parada nas boxes. Ainda assim, o nosso ritmo no início da corrida foi promissor e sabemos que existe um potencial real para irmos mais longe. Agora, toda a atenção está voltada para 2026.”
Notícias da PEUGEOT Sport
Acompanhe as novidades da PEUGEOT Sport no site www.peugeot-sport.com e através das seguintes plataformas:
-X: @peugeotsport
-Facebook: @peugeot.sport
-Instagram: @peugeotsportofficial
– YouTube: Oficial PEUGEOT Sport
Reveja os vídeos da Temporada em https://www.youtube.com/@peugeotsportofficial
Site / Fotos / Vídeo: www.media.stellantis.com/em-en/peugeot-sport
Contactos de Imprensa
PEUGEOT Sport (WEC)
Carlos Coutaz / charles.coutaz@external.stellantis.com / +33684115722
Sonya d’Artois / sonya.dartois@external.stellantis.com / +33627816828
PEUGEOTPortugal
Site: www.media.stellantis.com/pt-pt/peugeot
Diretor de Comunicação, Assuntos Institucionais e Eventos
Jorge Magalhães / jorge.magalhaes@stellantis.com / +351 21 949 78 63
