A Ucrânia afirmou ter realizado com sucesso um ataque de drone contra a refinaria Lukoil, localizada na cidade russa de Volgogrado e que foi alvo de sanções dos Estados Unidos. A ofensiva aumenta a pressão sobre a indústria petrolífera do país.

Em comunicado divulgado no Telegram, o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia diz que o ataque à instalação, feito durante a noite, provocou explosões e um incêndio.

O governo da cidade de Volgogrado, em um comunicado no Telegram, mencionou “focos de incêndio” na área industrial de Krasnoarmeysk como resultado de ataques de drones durante a noite. É lá que a refinaria está localizada.

A refinaria já foi atacada ao menos seis vezes em 2025. Ela é capaz de processar cerca de 300 mil barris de petróleo por dia e fornece produtos derivados, principalmente para as regiões do sul da Rússia.

A Ucrânia vem intensificando os ataques contra à infraestrutura petrolífera da Rússia. O objetivo é reduzir a receita que ajuda Moscou a financiar a guerra. Segundo um levantamento da agência Bloomberg, desde o início de agosto, drones ucranianos atingiram instalações de processamento de petróleo russas pelo menos 38 vezes, em comparação com 21 ataques entre janeiro e julho.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também vem aumentando a pressão sobre o setor energético russo. Em outubro, o governo americano incluiu as principais produtoras de petróleo, incluindo a Lukoil, em uma lista de sanções. A medida ocorreu após uma tentativa fracassada de negociações com o presidente russo, Vladimir Putin.

Em resposta às sanções que entrarão em vigor no final de novembro, os principais compradores de petróleo bruto russo na China, Índia e Turquia suspenderam as compras e estão buscando fornecedores alternativos. Como resultado, a média das exportações de petróleo bruto da Rússia nas quatro semanas encerradas em 2 de novembro registrou a maior queda desde janeiro de 2024.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *