Às vésperas da COP 30, a senadora Zenaide Maia fez uma cobrança pública para que o Congresso conclua a apreciação do projeto que determina que empresas mineradoras, obrigatoriamente, façam e apresentem ao governo, antes de começar a explorar as jazidas, um plano de prevenção de desastres ambientais.
De autoria da senadora, a proposta já avançou no Senado e ficou estacionada na Câmara, em função de resistência de parlamentares e do lobby do setor dentro do Legislativo.
A medida chegou a avançar na Comissão do Meio Ambiente da Casa, mas foi encaminhada para a Comissão de Minas e Energia, onde o setor mineral tem relevante presença, o que dificulta a tramitação.
Ontem, Zenaide foi à tribuna do Senado e pediu que a Câmara desse celeridade à apreciação do tema.
“Agradeço o brilhante trabalho de convencimento da deputada federal mineira Duda Salabert, autora do relatório favorável à proposta. Reitero: a aprovação dessa matéria significaria a coroação de um esforço do Congresso Nacional em dar solução ao dramático problema enfrentado pelas vítimas dos acidentes ocorridos com as estruturas da empresa mineradora Vale, nos municípios mineiros de Mariana e Brumadinho, com expressivos impactos humanos e ambientais, sentidos até hoje”, pontuou a senadora do Rio Grande do Norte.
