A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Leme, em São Paulo, confirmou duas mortes por febre maculosa. Devido aos casos, medidas previstas pelos protocolos de vigilância e controle foram adotadas por equipes técnicas da prefeitura.

As investigações, realizadas pelo Setor de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses com base nas recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, tiveram início após a divulgação das mortes na última sexta-feira (31). 

Ações como a inspeção de locais frequentados pelas pessoas afetadas; alertas às unidades de saúde com o objetivo de intensificar a detecção precoce da doença; e o acompanhamento ambiental de áreas com presença de carrapatos estão sendo efetuadas.

Além disso, são intensificadas ações de controle de carrapatos e o trabalho educativo para prevenção da doença. A secretaria também divulgou uma lista de orientações para a população. Veja abaixo: 

  • Evitar áreas com capivaras, cavalos ou vegetação alta, principalmente nas margens de rios e lagos
  • Usar roupas compridas e botas ao frequentar áreas rurais ou com mato
  • Verificar a pele e as roupas após passeios em locais onde possa haver carrapatos
  • Remover o carrapato com cuidado, usando uma pinça, e lave bem o local com água e sabão
  • Manter os animais domésticos limpos e com controle regular de carrapatos
  • Procurar a unidade de saúde mais próxima se apresentar febre e outros sintomas após contato com áreas de risco

O que é febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença transmitida pela picada de carrapatos infectados, principalmente em locais com presença de capivaras, cavalos ou áreas de vegetação alta.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele, enjoo ou fraqueza. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que seja procurada atendimento médico, especialmente se houve contato recente com áreas rurais, pastagens, trilhas ou margens de rios.

*Sob supervisão de AR.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *