O Programa Anjos de Capacete é uma iniciativa do iFood, criada em 2020 para capacitar gratuitamente motociclistas e entregadores em primeiros socorros e segurança no trânsito. Foto: Divulgação Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde e o iFood promoveram na última quarta-feira (29) em São Paulo uma capacitação inédita em primeiros socorros para 100 entregadores e entregadoras, com o objetivo de transformar esses profissionais em agentes multiplicadores de prevenção e cuidado no trânsito.

A atividade, parte do Programa Anjos de Capacete, contou com o treinamento de especialistas da Força Nacional do SUS (FN-SUS) e foi realizada no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, que cedeu sua estrutura para o evento.

Durante o curso, os participantes participaram de simulações práticas de acidentes e receberam equipamentos de segurança, como capacetes, jaquetas e kits de atendimento emergencial. Ao final, todos obtiveram certificado válido por dois anos.

“Treinamento que salva vidas”

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da parceria e o papel do SUS como rede de proteção que ultrapassa os limites das unidades de saúde.

“Este é um grande dia de capacitação e qualificação dos nossos trabalhadores e trabalhadoras por aplicativo. Essa parceria do Ministério da Saúde com o iFood deve se repetir em outras oportunidades. Quero agradecer a dedicação de cada um e cada uma de vocês, que facilitam a vida de milhões de brasileiros. Após essa capacitação com a Força Nacional do SUS, vocês estarão ainda mais preparados para agir em emergências e prestar os primeiros socorros. A Força Nacional do SUS está presente em grandes eventos e situações de desastre, e agora também está formando pessoas como vocês para salvar vidas”, afirmou o ministro.

Segurança no trânsito como prioridade

O CEO do iFood, Diego Barreto, reforçou que a segurança viária está no centro das iniciativas da empresa.

“Contar com a colaboração do Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, e da Universidade Zumbi dos Palmares nessa empreitada é um passo muito importante para promover a segurança viária em todo o Brasil. O iFood coloca a segurança no trânsito em primeiro lugar. Investir em iniciativas que capacitem os entregadores e os tornem agentes multiplicadores de boas práticas é uma maneira de fazer a diferença”, destacou.

O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente, também ressaltou o caráter formativo e social do projeto.

“Participar do Anjos de Capacete é uma maneira potente de contribuir na formação de cidadãos conscientes, comprometidos e preparados para agir em emergências de saúde ou climáticas. A capacitação se conecta ao nosso projeto Brigadistas Climáticos, voltado à preparação de pessoas capazes de responder aos impactos das mudanças do clima nas cidades. Falar em preparo e sensibilização é falar em justiça climática e em educar para o cuidado e o bem-estar coletivo”, explicou.

Entregadores preparados para agir

Para os trabalhadores das ruas, o treinamento representa um aprendizado prático e um gesto de cidadania. O entregador Pedro Júnior Roseno, que atua há oito anos em São Paulo, destacou a importância da iniciativa.

“Nunca tive um treinamento como este. A gente vê acidentes todos os dias nas ruas. Saber como socorrer as pessoas até a chegada do resgate é muito importante pra nós”, contou.

Os primeiros socorros têm papel essencial na redução de riscos e na preservação da vida em acidentes de trânsito. Capacitar entregadores e motociclistas amplia a capacidade de resposta da sociedade em situações de urgência e reforça valores como solidariedade, cidadania e segurança viária.

Sobre o Programa Anjos de Capacete

Criado em 2020 pelo iFood, o Anjos de Capacete tem como objetivo capacitar gratuitamente motociclistas e entregadores em primeiros socorros e segurança no trânsito. Desde o início do programa, 670 profissionais já receberam formação em todo o país, transformando trabalhadores das ruas em agentes de prevenção.

Com o acordo de cooperação firmado com o Ministério da Saúde em agosto deste ano, o programa entra em uma nova fase, com a ampliação das ações de educação em saúde, prevenção de acidentes e resposta rápida a emergências.

A iniciativa reforça o compromisso conjunto do setor público e privado com a mobilidade segura. Além disso, o fortalecimento do SUS e o respeito à vida no trânsito.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *