Por David Shepardson e Jeff Mason
O vice-presidente JD Vance alertou na quinta-feira para um possível colapso durante o período de festas de fim de ano, caso a paralisação do governo se estenda até a movimentada temporada de viagens do Dia de Ação de Graças, e instou os democratas a fornecerem os votos necessários para a reabertura do governo.
     Vance afirmou, após uma reunião na Casa Branca com os CEOs da American Airlines AAL e da United Airlines UAL, sindicatos e outros representantes da indústria da aviação, que a paralisação das atividades até o final de novembro poderia levar a mais faltas de funcionários, filas de segurança muito mais longas e atrasos nos voos.  
“Poderia ser um desastre. Realmente poderia ser, porque nesse ponto estamos falando de pessoas que perderam três salários”, disse Vance. “Quantas delas não vão aparecer para trabalhar?”
     Delta Air Lines DAL e Unidos 
UAL Ambos instaram o Congresso a aprovar rapidamente um projeto de lei de financiamento provisório para permitir a reabertura do governo e a continuidade das discussões após divergências políticas. A paralisação do governo por 30 dias levou a um aumento nos atrasos de voos devido a Fontes disseram à Reuters que houve ausências de controladores de tráfego aéreo.
O A paralisação obrigou 13.000 controladores de tráfego aéreo e 50.000 agentes da Administração de Segurança de Transportes (TSA) a trabalhar sem receber salário, acrescentaram as fontes.
As companhias aéreas têm insistido repetidamente no fim da paralisação, alegando riscos à segurança da aviação. .
A reunião ocorre em um momento em que a paralisação agrava a escassez de pessoal já existente, forçando mais de 63.000 controladores de tráfego aéreo e agentes da Administração de Segurança de Transporte (TSA) a trabalharem sem receber salário. Isso levou a um aumento acentuado de faltas não programadas, ameaçando causar transtornos generalizados semelhantes aos que ajudaram a encerrar a paralisação do governo em 2019.
Duffy afirmou que 44% dos atrasos no domingo e 24% na segunda-feira foram causados por ausências de controladores de tráfego aéreo, em comparação com uma média de 5% antes da paralisação.
Centenas de controladores de tráfego aéreo aceitaram um segundo emprego para pagar as contas depois de não receberem seu primeiro salário integral na terça-feira, e companhias aéreas e outras empresas estão doando alimentos para agentes da TSA e outros funcionários federais nos aeroportos.
A FAA está com um déficit de cerca de 3.500 controladores de tráfego aéreo em relação aos níveis de pessoal previstos, e muitos já estavam trabalhando em regime de horas extras obrigatórias e em semanas de seis dias mesmo antes da paralisação.
Uma paralisação de 35 dias em 2019 terminou após um aumento acentuado nas ausências de controladores e agentes da TSA, o que pressionou Washington a reabrir o governo.
 
 