Por
Claudio Caterinque
Repórter
Em entrevista exclusiva para a Rede TC de Comunicações, o sargento Paulo Victor, do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Missões Especiais, de Vitória, deu detalhes sobre a operação para a eliminação do artefato na tarde desta quarta-feira (29) no Bairro Vitória.

De acordo com ele, o material encontrado é um tipo de artefato utilizado na indústria de exploração de rochas ornamentais, principalmente, para fragmentar rochas. Segundo ele, trata-se de um material industrializado.

O sargento explica que esse material nas mãos de pessoas que não atuam na área pode ser adulterado, “potencializado”, com o objetivo de provocar impacto de maior proporção.
Ele explica que utilizou uma técnica de destruição total do artefato no local. O sargento Paulo Victor detalha que foi preciso realizar a distribuição no local porque o transporte também deve ser feito em veículo especializado.
Como a equipe, formada por ele e pelo soldado Castro, auxiliar explosivista, teve que se deslocar de Vitória para São Mateus em um helicóptero do Notaer, e na sequência em uma viatura de área para o Bairro Vitória onde estava o artefato, foi preciso destruir o material sem a remoção.
Ainda de acordo com o sargento Paulo Victor, geralmente, quando a equipe encontra materiais explosivos, é feito um rastreamento por raio-x. O policial militar acrescenta que a detonação destruiu completamente o material.
