O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou três membros de uma equipe médica por homicídio culposo de Eloá Lopes Soares, 61. A idosa morreu em 26 de abril de 2023, após cair de uma maca e bater a cabeça.

No momento do acidente, a mulher estava em processo de transferência do Hospital São José, em Antônio Prado, para o Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, ambos na serra gaúcha.

A denúncia foi oferecida pelo promotor de justiça Vitor Casasco Alejandre de Almeida, que aponta que os denunciados agiram com negligência, imprudência ou imperícia. Os nomes e cargos dos membros da equipe médica são preservados pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Em nota, o Hospital São José explicou que a transferência da idosa foi responsabilidade exclusiva de uma empresa terceirizada e ressaltou que os denunciados não integram o quadro de funcionários da instituição.

Entenda o caso

A paciente deu entrada no Hospital São José em 21 de abril de 2023. No dia 26 do mesmo mês, precisou ser transferida para um leito de UTI, na cidade de Caxias do Sul.

Durante a remoção, a maca onde estava a idosa cedeu. Ela caiu, bateu a cabeça e não resistiu aos ferimentos. No atestado de óbito consta morte por hemorragia cerebral e trauma cranioencefálico.

Leia na íntegra a nota do Hospital São José:

A Sociedade Hospitalar São José, pessoa jurídica de direito privado de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, vem a público manifestar-se sobre o trágico incidente ocorrido em 26 de abril de 2023, por volta das 21h, durante o processo de transferência da paciente Eloá Lopes Soares para o Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul.

A transferência foi determinada em razão da necessidade de atendimento neurológico especializado, não disponível nesta instituição, sendo o Hospital Virvi Ramos a unidade de referência regional para casos de alta complexidade na área neurológica.

Cumprindo rigorosamente os protocolos e fluxos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital São José solicitou à Secretaria Municipal de Saúde de Antônio Prado o transporte da paciente, conforme prevê o convênio vigente. A Secretaria, por sua vez, designou empresa terceirizada contratada para serviços de remoção para a realização do deslocamento.

Na remoção realizada exclusivamente pela empresa terceirizada, lamentavelmente, ocorreu um acidente envolvendo a equipe da referida empresa, resultando na queda da paciente e em seu falecimento. Ressalta-se que os profissionais envolvidos não pertencem ao quadro funcional do Hospital São José.

Desde o ocorrido, o Hospital tem colaborado integralmente com as autoridades competentes, prestando todas as informações solicitadas nos âmbitos civil e criminal, de forma transparente e comprometida com a verdade dos fatos.

A instituição manifesta seu profundo pesar à família da paciente Eloá, solidarizando-se sinceramente com todos os envolvidos neste lamentável acontecimento.

Reforçamos que o Hospital São José atua há décadas com dedicação, ética e responsabilidade, sempre comprometido com a segurança e o cuidado integral de seus pacientes.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *