A Redação
Goiânia
– A coleta de pneus inservíveis realizada pela Prefeitura de Goiânia neste mês de outubro retirou cerca de nove toneladas do material, aproximadamente 1,2 mil unidades da Região Oeste da capital. A ação, coordenada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), reforça a necessidade do descarte correto para evitar acúmulo de água, proliferação de vetores e contaminação do solo e do meio ambiente.
Os pneus coletados foram encaminhados para indústrias de reciclagem, por meio de parceria com empresa especializada. A medida busca reduzir impactos ambientais e sanitários, como a contaminação do solo, o acúmulo de resíduos e a proliferação de vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya.
De acordo com a diretora de Gestão Ambiental da Amma, Ana Paula Assis, o acúmulo e o descarte incorreto de pneus ainda são desafios em Goiânia. “Os pneus inservíveis são uma realidade que traz uma série de problemas, desde questões ambientais até sanitárias. Essa ação buscou oferecer uma solução prática, sensibilizando a população sobre a importância do descarte correto”, explica.
A diretora reforça que os Ecopontos de Goiânia são locais estruturados para o recebimento de resíduos, incluindo pneus, sendo no máximo quatro por pessoa. As unidades funcionam das 7h às 22h e estão localizadas nos seguintes endereços:
-
Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II -
Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville -
Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José -
Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados -
Parque Eldorado Oeste: Rua Elo 43, Parque Eldorado Oeste
