A Unisocial ativou o protocolo S.O.S para desastres naturais após as inundações e deslizamentos de terra que atingiram o México na primeira quinzena de outubro e causaram a morte de 70 pessoas; outras 65 estão desaparecidas. A mobilização, iniciada em 14 de outubro com a participação de 1.000 voluntários, já beneficiou 300 famílias.

Foram estabelecidos centros de apoio para entrega de doações — como alimentos não perecíveis, água potável, produtos de limpeza e higiene, brinquedos e roupas — para as vítimas do desastre em 5 cidades mexicanas gravemente afetadas:  La Paz (estado do México), Jalpan de Serra (Queretaro), Poza Rica (Vera Cruz), Huejutla (Hidalgo) e Huauchinango (Puebla). No estado de Hidaldo, onde está um dos principais centros de atendimento do S.O.S, as autoridades locais informaram que 21 pessoas morreram nas enchentes.

Os voluntários aguardam a liberação dos acessos a outros municípios atingidos para levarem ajuda humanitária. Em 31 estados, 160 localidades ficaram isoladas. “Estamos ajudando a abrir essas estradas para que as doações possam chegar por terra, mas também estamos indo por rios e pelo ar socorrer aqueles que ficaram incomunicáveis”, disse Salvador Reyes Castañeda, responsável pela Unisocial no México. Karina Ramirez, moradora de La Paz, está entre os desabrigados. Ela conseguiu mantimentos na ação do S.O.S: “Devido a tudo o que aconteceu conosco e à perda dos nossos pertences, acho ótimo que estejam nos assistindo”.

Além de pontes destruídas e ruas repletas de lama, cerca de 100 mil casas foram atingidas pelas chuvas torrenciais em todo o país, segundo informações do governo mexicano. Em declaração à imprensa, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que o volume de chuvas em outubro não era esperado com tamanha magnitude e que medidas estão sendo tomadas para a reconstrução dos estados mais castigados pelo temporal, que chegou ao centro e leste do país a partir do Golfo do México.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *